22.2 C
Dourados
terça-feira, 16 de abril de 2024

Grupo Escoteiro São Jorge faz ação contra dengue

- Publicidade -

A ação fez parte de um grande projeto desenvolvido pelos escoteiros de todo Brasil, o 19º Mutirão Nacional Escoteiro de Ação Comunitária, popularmente conhecido como MutCom

18/09/2017 06h33 – DouradosAgora

Jovens do Grupo Escoteiro São Jorge de Dourados realizaram, este fim de semana, uma atividade de conscientização para a prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti na região do Parque Alvorada.

A ação fez parte de um grande projeto desenvolvido pelos escoteiros de todo Brasil, o 19º Mutirão Nacional Escoteiro de Ação Comunitária, popularmente conhecido como MutCom, é uma atividade de mobilização nacional voltada à integração e colaboração dos Escoteiros do Brasil com a sociedade. Para os jovens é a oportunidade de exercer atividades de serviço que estimulam o envolvimento com a comunidade.

O projeto desenvolvido no Bairro Parque Alvorada teve como foco o combate a Dengue, como explica o coordenador da atividade Chefe André Borba, a ideia do projeto foi de trazer para a comunidade informações sobre a importância da prevenção dos pontos de proliferação do mosquito e a confecção e distribuição de uma “Mosquitoeira” ou “Mosquitérica”.

A “mosquitoeira” é um dispositivo simples que pode ser confeccionado com garrafas pet de refrigerante cortada no meio, onde a parte do gargalo fica virada de cabeça para baixo dentro da outra. A garrafa fica com água até sair alguns centímetros do gargalo. O gargalo é vedado com um tecido fino, para que os ovos possam passar para baixo. Porém, quando as larvas se desenvolverem, elas não conseguem passar e ficarão presas.

No fundo da garrafa pode-se colocar algum tipo alimento, tais como: arroz, alpiste, ração, etc. Por causa desses alimentos, surgirão bactérias, que são presas das larvas o que atrai os mosquitos para a armadilha, fazendo com que reduza a procriação em locais de difícil acesso as pessoas, como por exemplos, nas calhas ou caixas d’água abertas.

O chefe André ressalta que a “Mosquitoeira” é apenas um elemento de apoio ao combate a dengue, mas que todos devemos ficar atentos com os pontos de potenciais criadouros, como caixas d’água sem tampa, vasos de plantas com água, ralos e diversos outros pontos que podem acumular água.

Esta atividade contou com a participação de crianças e jovens com idade de 7 a 17 anos, contribuindo para a conscientização da importância da participação de todos para uma sociedade melhor.

O Grupo Escoteiro São Jorge é uma instituição formada por adultos voluntários e jovens a partir dos 7 anos, que promove o escotismo, um movimento educacional que, por meio de atividades variadas e atraentes, incentiva os jovens a assumirem seu próprio desenvolvimento, a se envolverem com a comunidade,
formando verdadeiros líderes. Acreditamos que, por meio da proatividade e da preocupação com o próximo e com o meio ambiente, podemos formar jovens engajados em construir um mundo melhor, mais justo e mais fraterno.

Grupo Escoteiro São Jorge faz ação contra dengue

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights