24.8 C
Dourados
quinta-feira, 18 de abril de 2024

II Flido terá shows, peças teatrais e debates até sábado

- Publicidade -

II Flido terá shows, peças teatrais e debates abertas ao público até sábado

O festival acontece no auditório e pátio da Aced, de 13 a 15 de setembro com programação totalmente aberta à população

12/09/2018 08h26 – DouradosAgora

A segunda edição do Festival Literário de Dourados (Flido 2018) se consolida como uma ação municipal de fomento à literatura regional e traz para a população douradense diversos shows, peças teatrais, mesas literárias, feira e lançamentos de obras escritas e cantadas. Fruto de parcerias de sucesso, o Flido vai impactar mais uma vez o cenário literário do município.

A realização é da Prefeitura de Dourados, através da Secretaria de Cultura, que divulgou a programação detalhada. Neste ano o tema é “Literatura, Memória e Cotidiano” e o evento ocorrerá entre os dias 13 e 15 de setembro, na Associação Comercial e Empresarial de Dourados (Aced), tanto no auditório quanto na área externa.

Nesta quinta-feira (13), a programação inicia às 19h com a apresentação do Acoustic Duo. A partir de 19h30 ocorre a abertura oficial e entre as 20h e 21h30, a mesa “Contos de Família”, reunirá os escritores João Anzanello Carrascoza e Luiz Ruffato. O mediador será Beto Mônaco.

Simultaneamente, na área externa, entre 18h e 23h, acontece a Feira Criativa e Livrarias – O Balaio e entre 21h30 e 22h30 o show com Simão Gandhy Trio, grupo douradense que tem conquistado o público com o repertório de excelente qualidade.

Na sexta-feira (14), a programação inicia logo pela manhã e este será o dia com intensa atividade. Entre 8h e 11h a professora doutora Karina Vicelli ministra a oficina Escrita Criativa, aos alunos do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS). Entre as 14h e 17h, ocorre Contação de Histórias com Aline Higa e Guigas Lemes.

Entre 18h e 18h30 as autoras Ruth Hellman, Fernanda Ebling e Denise Caramori lançam os livros “Perseverança”, “Condução” e “Adotar É”, respectivamente.

Ainda na sexta-feira, acontecem ainda duas mesas. Iniciando às 18h, o tema será “Clubes de leitura: conectando livros às pessoas”, com a participação do clube Tag Livros, representado por Danielle da Silva, clubes Leia Mulheres e Estante compartilhada, representados por Grazielli Lima, e clube Leitura da UFGD, representada por Thissiane Fioreto. A mediadora é Andreia Iguma.

A outra mesa inicia às 19h30 com o tema “O Fazer Literário: Processos de criação” que terá as escritoras Ana Brida, Fernanda Ebling e Maria Gonçalves. A mediadora será Grazielli Lima.

Na área externa, entre 14h30 e 15h será apresentada a peça teatral “Cantigas Dum Fazedô”, inspirada no livro Morte e Vida Severina, de João Cabral de Melo Neto. Das 18h às 23h segue a feira criativa O Balaio. E entre 21h e 22h, Giani Torres apresenta o show Minimalissimamente.

Sábado, dia 15, a programação inicia a partir de 16h com a contação de histórias ministrada por Marcos Coelho, presidente da Academia Douradense de Letras, e a escritora Ruth Hellman. Entre 17h e 18h30, acontece a mesa “Literatura e Memória Social no Universo Contemporâneo”, com os escritores Ivone Macieski, Paulo Nolasco, Rogério Fernandes e Ruth Hellman, da ADL. O mediador será Marcos Coelho.

Entre 19h e 19h30 haverá apresentação da peça teatral “Lagarto”, adaptada do conto Verde Lagarto Amarelo, de Lygia Fagundes Telles. Logo após, acontece a mesa “Literatura e Resistência” com o escritor Jessé Andarilho, a partir de 19h30. O mediado é Cléber José de Oliveira.

Na área externa segue a feira O Balaio entre 18h e 23h. A partir de 21h acontece o lançamento do CD “Ensinamentos”, do rapper Jean Ribeiro. Entre 21h e 22h, Dagata e os Aluízios faz show de encerramento do Flido 2018.

São parceiros do Flido 2018 a Secretaria de Estado de Cultura e Cidadania do Mato Grosso do Sul, Fundação de Cultura do Mato Grosso do Sul, Secretaria Municipal de Assistência Social, Associação Comercial e Empresarial de Dourados (Aced) Academia Douradense de Letras (ADL), Instituto Federal do Mato Grosso do Sul, editora da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Companhia dos Livros, Livraria Canto das Letras, Expansão Cultural – Editora e Distribuidora de Livros, O Balaio – Feira Criativa, Leslie Decorações, Cantina do Paulão, The 49 e Kikão Restaurante.

Foto: A. FrotaPrimeira edição do evento foi de grande sucesso e, este ano, as parcerias permitem um festival que vai impactar Dourados

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

Extrato de Contrato

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights