30.8 C
Dourados
quinta-feira, 28 de março de 2024

No Dia contra homofobia, Câmara promove audiência

- Publicidade -

Dia contra a homofobia é marcado por Audiência em Dourados

17/05/2019 06h47 – Por: Da redação

O Dia Internacional Contra a Homofobia é celebrado anualmente em 17 de maio e em Dourados será marcado por uma Audiência Pública com o tema “Direitos LGBT+”. O evento será realizado na Câmara de Dourados, às 18h30, com proposição do vereador Elias Ishy (PT). “A Casa está aberta a todos os grupos, comunidades, dando visibilidade às lutas, pois temos que falar também dos deveres do Poder Público”, afirma ele.

O Movimento LGBT+ do município relatou que as articulações que têm sido feitas neste ano, apontam que os contatos feitos com os poderes Legislativo e Executivo, devendo se estender em breve ao Judiciário, demonstram uma disposição coletiva e extremamente necessária para mais conquistas. Um documento com as demandas foi apresentado à gestão municipal e ao mandato do vereador para que empreenda esforços na concretização das reivindicações.

Estas passam pela criação de políticas públicas voltadas a população LGBT, como a formalização da Coordenadoria e do Conselho Municipal, casas de passagem ou acolhimento, promoção de iniciativas da saúde física e mental da comunidade, suporte, apoio e acompanhamento à família e ao indivíduo, entre outras.

A Audiência é o ato que dá início as agendas relacionadas à Parada, que será realizada no dia 29 de junho, com a temática “Nem rosa, nem azul: nossa luta é colorida”. A história deste evento relaciona-se à da Associação de Gays, Lésbicas e Transgêneros de Dourados (AGLTD) fundada no dia 12 de agosto de 2004, juntamente a um coletivo de pessoas, por Cláudia Assumpção. De resistência da ativista, somada a de muitas outras pessoas, um ano após a fundação da AGLTD, aconteceu a primeira em Dourados.

Claudia e as professoras doutoras Simone Becker (Núcleo de Estudos de Diversidade de Gênero e Sexual da UFGD – NEDGS/UFGD) e Claudia Cristina Ferreira Carvalho (Núcleo de Estudos Afro-Brasileiro – NEAB/UFGD) serão as palestrantes do ato legislativo. “Por palavras diversas, estamos em todos os lugares e, com diferentes cores, tamanhos, crenças, valores e posições sociais, constituímos uma multidão que é a vida da cidade, por isso ainda a importância de um momento como esse”, diz o documento do Movimento encaminhado ao parlamentar.

A audiência conta com o apoio da AGLTD; NEDGS/UFGD; NEABI/UFGD; Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas – NEABI/IFMS; Coletivo da Parada LGBT+ Dourados; Coletivo de Empoderamento Feminino; Centro de Estudo, Pesquisa e Extensão em Educação, Gênero, Raça Etnia -CEPEGRE/UEMS; Diretório Central de Estudantes -DCE/UFGD; Conselho Municipal da Juventude-CMJ; Conselho de Cultura e Colegiado do Audiovisual; Aliança Nacional LGBTI; Juventude LGBT.

Calendário Maio e Junho de 2019:

17/05 Audiência Pública: Direitos LGBT+ Dourados/MS às 18h30. Local: Câmara Municipal de Dourados.
17/05 – Festa Pré-Parada (em prol da organização da Parada LGBT+) às 23h. Local: Hot Pub.
25/05 – Roda de Conversa sobre Juventude LGBT+ às 15h. Local: Praça do Cinquentenário
28/05 – Conversa sobre maternidades às 14h. Sala 104 da Fadir/UFGD.
03/06 – Conversa sobre trans masculinidades às 14h. Local: SAE/CT.
07/06 – Miss e Mister Diversidade da Grande Dourados às 17h30. Local: Teatro Municipal de Dourados.
15/06 – Às 14h. Oficina de Cartazes. Local: a definir.
21 a 28/06 – 3 Mostra LGBT+ de Cinema. Horários e locais diversos.
29/06 – Parada de Dourados LGBT+. “Nem rosa, nem azul: nossa luta é colorida!” às 14h. Local: Praça Antônio João.
29/06 – Festa Oficial da Parada às 23h. Local: Hot Pub.

O Movimento se reuniu para discutir sobre a audiência e a programação do mêsFoto: Thiago Morais

No Dia contra homofobia, Câmara promove audiência

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-