32.3 C
Dourados
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Polvos de crochê ajudam na recuperação de bebês em UTIs

- Publicidade -

01/12/2018 16h56 – Por: Valéria Araújo

Bebês prematuros da UTI neonatal do Hospital Evangélico passaram a contar com uma ajuda mais que “fofa” na recuperação. Trata-se dos Polvos de crochê que são colocados dentro de incubadoras. Especialistas defendem que os bonecos envolvem os bebês, evitando acidentes e choques nas paredes da incubadora.

Outro benefício é que tentáculos do polvo se assemelham ao cordão umbilical da mãe. Com isso, eles se sentem protegidos. Os relatos são de melhora nos sinais vitais e ganho de peso mais rápido. Além disso, o polvo evita que eles puxem a sonda e tubos instalados.

Os bichinhos foram confeccionados por voluntárias do Projeto Octo, iniciativa que surgiu na Dinamarca em 2013. Em Dourados, o “Octo Brasil” é coordenado pelo projeto “Amigos do Peito”, no município. No último dia 19, um total de 50 polvinhos foram doados para a direção do Hospital Evangélico. De acordo com a Iracema Tibúrcio, uma das coordenadoras do projeto em Dourados, a ação é totalmente gratuita e deve ser expandida a para outros hospitais e clinicas públicas parceiros.

Segundo ela, para fazer parte do projeto, a unidade precisa se cadastrar e atender a recomendações. Uma delas é que para evitar qualquer problema de saúde aos bebês, os bichinhos de crochê precisam ser esterilizados a cada ciclo de 5 a 7 dias – ou antes, se houver necessidade. Quando os recém-nascidos receberem alta, poderão levar os polvos de estimação para casa.

Iracema, conta que além de 50 voluntárias que confeccionaram em casa os polvos de crochê, a iniciativa também contou com parcerias como a da Casa Rocha em Dourados que doou o material. “É mais um ato de amor que temos a alegria de participar. Queremos fazer um grande movimento em Dourados para que ações de solidariedade como essa possam chegar a quem de fato precisa”, destacou.

Doações

Interessados em contribuir com a doação de linhas, agulhas ou com mão de obra podem entrar em contato com o projeto “Amigos do Peito” pelo número (67) 99608 9248. Para fabricar os polvos, é preciso seguir orientações de segurança e esterilização do programa.

Projeto Octo Brasil Dourados entregou 50 polvinhos para a UTI do HEFoto: Marcos Ribeiro

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights