16.1 C
Dourados
sábado, 20 de abril de 2024

Professores em greve fazem pressão para falar com prefeita de Dourados

- Publicidade -

Ontem pela manhã, dezenas de profissionais protestaram na Câmara de Vereadores de Dourados e hoje o manifesto volta a se repetir na Prefeitura, como ocorreu na sexta-feira, só que a portas fechadas

22/08/2018 09h05 – Por DouradosAgora

Educadores da Rede Municipal de Ensino de Dourados, em greve parcial desde sexta-feira, ocuparam a antesala do gabinete da prefeita de Dourados, Délia Razuk, para tentar falar com a gestora.

A moção aprovada, na tarde de ontem, em assembleia na sede do Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação (Simted) era para um ato público em frente ao Centro Municipal Administrativo, para a manhã de hoje, que foi desmanchado pelo mau tempo.

Uma comissão de educadores, que teve a promessa de ser recebida pela Secretaria Municipal de Governo, não sai de lá sem falar com Délia Razuk que, segundo eles, não teria ainda participado de reuniões com a categoria.

Conforme informou o Simted, ao DouradosAgora, os secretários de município vêm alegando, usualmente, que não têm autonomia pra solucionar as questões ligadas às demandas apresentadas pelo Sindicato.

Segundo noticiado ontem, pelo DouradosAgora, a greve segue por tempo indeterminado e o Simted ainda não foi notificado sobre a determinação do Tribunal de Justiça (TJ) para que 66% dos educadores estejam em sala de aula.

Ontem pela manhã, dezenas de profissionais protestaram na Câmara de Vereadores de Dourados e hoje o manifesto volta a se repetir na Prefeitura, como ocorreu na sexta-feira, só que a portas fechadas.

A proposta é a de sensibilizar o governo municipal a atender a reivindicação da categoria – o cumprimento do Piso Municipal dos anos de 2017 e 2018, com reposições de 7,64% e 6,81% respectivamente.

A greve não atingiu todas as escolas e Ceims da rede municipal. Parte delas funciona normalmente, enquanto outros de forma parcial. O Simted não tem uma estatística exata do movimento, mas acredita que possa ter mobilizado até 70% dos educadores. Cabe aos pais certificarem nas escolas sobre o andamento das aulas.

Desde a paralisação, os professores só foram recebidos pelo secretário de educação Upiran Jorge Gonçalves, que informou não poder dar reajuste ao servidores técnico-administrativo da educação. O Simted pede reposição para professores e administrativos.

Os vereadores chamados independentes, a minoria, e que não da base da prefeita, apoiaram a manifestação dos educadores. Marçal Filho (PSDB) foi o primeiro a ocupar a tribuna e criticou que a educação em Dourados tem sido deixada de lado pela Prefeitura. Ele cobrou a convocação de concursados e chamou a atenção para o adiamento do concurso, que vence em dezembro e que até agora a administração não se prontificou a adiar.

O vereador Madson Valente (DEM), também professor, criticou a falta de planejamento, em todas as áreas, e disse que os estudantes serão atingidos diretamente. Ele lembrou que o ano letivo iniciou com atraso e até agora a Prefeitura não falou sobre reposição. Já Alan Guedes (DEM) alertou sobre o risco das aulas não terminarem este ano, comprometendo o calendário letivo de 2019.

O guarda municipal e vereador Olavo Sul (PEN) citou o exemplo da escola municipal José Eduardo Canuto Estolano, a Perequeté, no distrito de Itahum, que iniciou o ano letivo com 35 dias de atraso. “Em abril a Prefeitura respondeu por meio de requerimento que em breve anunciaria a reposição”, disse o vereador. Quase quatro meses se passaram e nenhuma informação sobre o caso foi divulgado.

O vereador Elias Ishy (PT) classificou como “confusão geral” a administração municipal. Ele lembrou dos desencontros de informações da prefeitura que ora dizia haver um certo quantitativo de vagas para chamar os concursados e que depois voltava atrás. O petista chegou a dizer que o judiciário, muitas vezes, tem feito a sua parte em cobrar a administração, que não tem dado conta de solucionar os problemas da cidade.



Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights