26.2 C
Dourados
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Professores vão ao plenário da Câmara de Dourados; TJ manda 66% ficar em sala

- Publicidade -

Professores vão hoje ao plenário da Câmara de Dourados; TJ manda 66% ficar em sala

Decisão judicial também estipula multa diária de R$ 50 mil, por descumprimento, pode enfraquecer o movimento

21/08/2018 06h34 – Redação DouradosAgora

A determinação judicial para que 66% dos professores estejam em sala de aula pode ter enfraquecido o movimento de greve na Rede Municipal de Ensino em Dourados. Boa parte das escolas e dos Centros de Educação Infantil Municipal (Ceims) recebem os estudantes, ontem, normalmente. Hoje pela manhã, a direção do Simted marcará presença na sessão ordinária da Câmara Municipal, transferida para o período matutino há duas semanas por causa das eleições. Os professores prometem comparecer em peso para chamar a atenção dos vereadores. À tarde, haverá assembleia no Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Simted) para avaliar o movimento grevista.

A greve começou na sexta-feira e, no período da tarde, a desembargadora Tânia Garcia de Freitas, do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, determinou que 66% dos educadores cumpram a jornada, sob pena de multa diária de R$ 50 mil ao Simted, em caso de descumprimento.

A decisão da magistrada atendeu parcialmente pedido ingressado na justiça pela Procuradoria Jurídica da Prefeitura de Dourados, que recorreu contra a paralisação e pediu que fosse barrada totalmente a greve.
Ainda na sexta-feira, pela manhã, dezenas de educadores fizeram manifesto em frente do Centro Administrativo Municipal (CAM).

A categoria chegou a informar que cerca de 70% de escolas e Ceims teriam paralisado as atividades. No entanto, a situação mudou e cabe aos pais se informarem nas escolas e Ceims quanto as aulas.

Os educadores cobram da Prefeitura de Dourados o Piso Municipal dos anos de 2017 e 2018, com reposições de 7,64% e 6,81% respectivamente. Em assembleia, antes, a categoria deliberou que os administrativos da educação também sejam contemplados com os mesmos percentuais do magistério.

A prefeitura diz que não pode atender os administrativos, por questões financeiras, e que abriria precedente para que administrativos de outras secretarias municipais exigissem o novo percentual.

Todo o funcionalismo municipal teve reajuste de 2,68% no mês de junho. Para atingir o índice da reposição do Piso Municipal de 2018, seria necessária uma reposição de 4,13%.

Aulas seguem em escolas da rede municipal de ensino de Dourados - foto: Hedio Fazan

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights