24.9 C
Dourados
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Profissionais têm que se reinventar, diz professora

- Publicidade -

Profissionais têm que se reinventar, diz professora da FGV

Investimentos e altos custos são alguns dos desafios da saúde no país, cuja população está envelhecendo, diz Maria Laíz Athayde Marcondes Zanardo

03/10/2018 08h08 – Por: Maria Lucia Tolouei

Investimentos e altos custos são alguns dos desafios da saúde no país, cuja população está envelhecendo, diz a professora da Fundação Getúlio Vargas (FGV) Maria Laíz Athayde Marcondes Zanardo.

Ela esteve ontem em Dourados para ministrar a palestra “Desafios e Tendências no setor da Saúde”, no Centro de Eventos da Trecsson Business – conveniado da FGV em Dourados. Maria Laíz instiga os profissionais a se preparem para gestão. “É preciso se reinventar”, disse em entrevista ao DouradosAgora.

O workshop dirigido aos profissionais da área angariou alimentos para o Lar Ebenezer, conta o gerente comercial da Trecsson, Emerson Melgarejo, que acompanhou Maria Laíz.

Com foco na temática “Construindo Caminhos”, a professora da Fundação Getúlio Vargas (FGV) aponta ferramentas que vêm dando certo ao redor do mundo, como o planejamento das unidades em saúde, operadoras, hospitais, clínicas e o uso adequado das tecnologias com a interação humana.

Maria Laíz também enfatiza acerca da prática centrada no paciente, que deve respeitar aspectos morais, sociais, econômicos e religiosos. “Tem que entender o que é valor, tanto para o paciente quanto para a equipe assistencial, o que pode não ser compatível, exigindo uma equalização entre estes”, explica.

Para a doutora em administração de empresas, a Saúde precisa de muita gestão para melhorar. “Por isso é importante ter um profissional gestor, que pode ser um médico com competência em gerenciar a unidade. E gerenciar, em saúde, também inclui a área técnica. Não adianta ter médico competente, se no centro cirúrgico falta material, e vice-versa”, diz Maria Laíz, que já atuou em hospitais de São Paulo, como o Israelita Albert Einstein, Sírio Libanês e Samaritano, em cargos de liderança.

Sobre a palestrante

Maria Laíz Athayde Marcondes Zanardo é doutora e mestre em Administração de Empresas, na área de concentração em Produção e Operações Industriais e Administração Hospitalar e Sistemas de Saúde, respectivamente, e Especialista em Administração Hospitalar e Sistemas de Saúde pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo – Fundação Getulio Vargas. É bacharel em Estatística pela USP. Atua como professora convidada em faculdades e escolas técnicas desde 1996. Atualmente, é pesquisadora associada do GVsaúde e professora convidada em cursos de pós-graduação na FGV in company e FGV Online.

Professora da Fundação Getúlio Vargas (FGV) Maria Laíz Athayde Marcondes Zanardo

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights