27.1 C
Dourados
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Psicopatas se disfarçam de figuras sedutoras, diz psicóloga

- Publicidade -

Psicopatas se disfarçam de figuras sedutoras e amáveis, diz psicóloga

29/07/2017 07h42 – Por: Valéria Araújo

Eles estão em toda parte e longe do estereótipo de matadores em série, na maioria dos casos passam por pessoas encantadoras. Mas, atenção, eles usam de ardis, a mentira, por exemplo, como ferramenta de trabalho. Para eles, as pessoas são meros objetos de exploração.

No trabalho eles se destacam por não medirem esforços para alcançarem aquilo que almejam. Uma pesquisa da PriceWaterhouseCoopers com companhias americanas mostrou em 2009 que até 3,9% dos executivos de empresas podem ser psicopatas, uma taxa de psicopatia 4 vezes maior do que na população em geral. Segundo o estudo, eles não matam os colegas, mas usam o cargo para barbarizar. Cancelam férias dos subordinados, obrigam todo mundo a trabalhar de madrugada, assediam a secretária, demitem sem dó nem piedade. Isso quando não cometem crimes de verdade.

A mesma pesquisa mostrou que há no mundo 69 milhões de psicopatas, o que daria cerca de 1% da população. Em Dourados, a psicanalista Vanessa Figueiredo explica que muitos psicopatas são bem-sucedidos profissionalmente, ocupando posições de destaque com grande influência e status social. Devido a seu alto grau de inteligência, como não existe afetos, ele consegue ser extremamente racional, usando assim sua inteligência a seu favor, enriquecendo e ganhando poder. Em entrevista ao O PROGRESSO, ela explica, inclusive sobre como saber se estamos convivendo com um psicopata.

O que é um psicopata? Qual é a natureza da psicopatia? Psicopatia é uma doença mental?

Para a psicanálise é uma estrutura psíquica. Onde o sujeito tem um embotamento afetivo, sabe o certo e errado, porém tem um código próprio e sem compaixão.

Não é uma doença mental, nem um distúrbio, desta forma não existe uma cura para a psicopatia. É um sujeito que subverte a lei. Que de alguma maneira sua primeira infância foi prejudicada, sofreu muitos tipos de privações e frustrações.

Os psicopatas nascem assim? Há crianças psicopatas? Como identificar uma criança psicopata?

Não acredito numa causa exclusiva biológica, ou genética, mas uma junção de contingências na vida do sujeito. Sim é possível identificar crianças com esse diagnóstico. Reagem diferentemente a situações comuns da vida, sem expressar sentimentos, ou expressar de forma forjada.

Como saber se estamos convivendo com um psicopata?

Isso é muito difícil, porque os psicopatas são excelentes atores na vida, podem demonstrar “sentimentos” quando convenientes a eles. Segue algumas características:

  1. Falta de empatia, não conseguem imaginar os sentimentos dos outros. São incapazes de amar. Não confiam em ninguém.

    1. Encanto superficial e manipulação. Boa oratória, charme. Eles sabem que é preciso seduzir uma pessoa antes de manipulá-la, e por isso costumam serem encantadores.

    2. Afetividade artificial. São indivíduos extremamente racionais, frios e calculistas. Eles não processam e nem aceitam emoções, mas conseguem simular sentimentos se for necessário.

    3. Egocentrismo. Auto estima sempre elevada, uma sensação premente de grandiosidade e uma necessidade inerente de estarem sempre certos. Em geral são narcisistas e arrogantes, se acham melhores que os outros.

    4. Ausência de remorso. Não sentem culpa nem arrependimento. Agem com uma indiferença assustadora. Dificilmente ficam em dúvida na hora de tomar decisões (mesmo que sejam amorais).

    5. Mentira patológica. Todos nós mentimos, mas os psicopatas usam mentiras como ferramentas de trabalho. Eles mentem para conquistar privilégios e justificar suas condutas; dizem o que é conveniente às devidas circunstâncias.

    6. Baixíssima tolerância ao tédio. Precisam de estímulo constante. Não suportam burocracia nem rotinas; têm pouca paciência e ficam aborrecidos facilmente.

    7. Impulsividade. Desconsideram as conseqüências de suas ações.

    8. Estilo de vida parasitário. Para eles, as pessoas são meros objetos de exploração; instrumentos de sua busca incessante por satisfação.

    9. Perda de controle temperamental. Eles têm instintos violentos não canalizados. Com frequência, agem descontroladamente e reagem de maneira agressiva. Não lidam bem com frustrações, rejeições ou decepções.

    10. Irresponsabilidade. Normalmente eles não assumem responsabilidades (eles as transferem aos outros). Dificilmente aceitam seus erros, e raramente procuram ajuda.

    11. Falta de metas realistas de longo prazo. O ego sempre inflado costuma prendê-los em ilusões.

    12. Problemas precoces de comportamento. Eles manifestam tendências antissociais de forma assídua e, na infância, é certo que sofreram distúrbios de personalidade decorrentes de experiências traumatizantes.

    13. Delinquência juvenil. Atraem e são atraídos por más influências. Aprendem logo cedo a violar regras e usar da violência para hostilizar e controlar as pessoas.

    14. Versatilidade criminal. Geralmente eles apresentam antecedentes criminais, e seus delitos costumam ser mais graves do que a média.

Todo o psicopata é um matador?

Não necessariamente.

Um psicopata pode ser um ditador, um político corrupto ou até mesmo um empresário que explora seus funcionários?

Sim. Muitos psicopatas são bem-sucedidos profissionalmente, ocupando posições de destaque com grande influência e status social. Devido a seu alto grau de inteligência, como não existe afetos, ele consegue ser extremamente racional, usando assim sua inteligência a seu favor, enriquecendo e ganhando poder.

Porque os psicopatas não têm emoções nem culpa?

Psicopatas não apresentam emoções ou compaixão, nem culpa pelo que fazem. Nunca. E, por não serem afetados por ansiedades e serem pura razão, conseguem usar sua inteligência de uma forma bem mais eficiente do que o resto das pessoas (as nossas emoções muitas vezes nos levam a fazer coisas nada espertas, afinal). Eles não têm a censura interna, onde há julgamentos morais.

Um psicopata engana bem? Conseguem fingir amor ou outro sentimento?

Sim, tem boa oratória, charme e manipulação são comportamentos que se sucedem ao psicopata. Eles sabem que é preciso seduzir uma pessoa antes de manipulá-la, e por isso costumam ser encantadores. Eles mentem para conquistar privilégios e justificar suas condutas.

No mundo do psicopata só ele existe? Ele é egocentrico, sedutor e vaidoso?

Sim. Psicopatas têm auto-estima sempre elevada, sensação premente de grandiosidade e uma necessidade inerente de estarem sempre certos. Em geral são narcisistas e arrogantes, pois se acham melhores que os outros.

Como é feito o diagnóstico?

Um psicodiagnóstico é compreendido com entrevistas e aplicações de testes psicológicos de personalidade, testes projetivos, que ajudam a identificar os traços de estruturas onde indicam alguns indícios de patologia. Tudo isso para embasar os dados coletados em entrevistas. E assim, formar o diagnótico.

####Existe diferença entre psicopata, sociopata e psicótico?

Sim. Ao contrário de pessoas psicóticas, em que é freqüente a perda do contato com a realidade, os psicopatas não ouvem vozes, seus pensamentos não são distorcidos por delírios e, quase sempre, eles agem de forma racional.

O sociopata possui um temperamento próximo ao do indivíduo comum, sendo a sua conduta mais agressiva por fatores negativos na socialização.

Existem graus de psicopatia?

Sim, como tudo na vida, existe um sujeito, que reage a uma determinada situação, vários, inúmeros fatores estão em jogo, fatores pessoais, sociológicos, econômicos, psíquicos, familiares, emotivos e afetivos.

“Leve” – causam discórdia entre os seus semelhantes. São, aparentemente, extremamente conversadores, men
tem com freqüência.

“Moderado” – Não olham os meios para atingir os seus objetivos e seus atos. Apreciam a desgraça alheia.

“Grave” – Quando cometem crimes violentos, como assassínios em série.

Há mais homens ou mulheres psicopatas?

Esse transtorno ocorre tanto em homens quanto em mulheres, mas cada sexo apresenta peculiaridades, principalmente em relação à forma do comportamento manifesto.

O que buscam os psicopatas?

Psicopatas, assim como a maioria dos predadores, buscam poder e controle. Eles querem dominar seus parceiros sexualmente, emocionalmente e fisicamente. Querem enriquecer, corromper.

Como eles entram na vida das pessoas?

Eles fazem isso através da exploração de vulnerabilidades. É por isso que eles adoram te bombardear com atenção e bajulação no início do relacionamento, porque não importa o quão forte ou confiante você seja, estar “apaixonada(o)” torna QUALQUER UM vulnerável

O psicopata tem essa noção de que ele precisa de ajuda especializada?

Não . Ele é auto suficiente. O outro não o angustia, por isso não sofre, nada o abala.

Se a psicopatia não tem cura, como a psicologia pode ajudar?

Particularmente vejo o sujeito, se ele vem a procura de um profissional, ele quer falar, porem é muito raro esse tipo de paciente aparecer na clínica. Em minha experiência clínica de 15 anos, não me recordo de ter identificado um psicopata. Já identifiquei psicóticos, com alguns delírios, porem psicopatas não.

Em Dourados, há muitos casos de psicopatas?

Não sei se nas clinicas dos colegas aparecem, na minha não apareceu ainda. Eles existem, mas não tem angustia pra procurar um atendimento psicoterápico.

Em sua opinião, o que o Estado deveria fazer com os psicopatas criminosos?

Nosso sistema carcerário é um assunto á parte, mas, diante dos fatos, eles não podem ser liberados, por que provavelmente cometerão os mesmos crimes, mesmo eles tendo comportamentos exemplares nos presídio. Soltos, eles voltam a ter liberdade de pensar naquilo que acreditam, e cometem os crimes novamente.

Psicóloga Vanessa Figueiredo diz que psicopatas geralmente atuam com posições de destaque com grande influência e status social

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights