21 C
Dourados
sexta-feira, 29 de março de 2024

Região Leste terá base do Corpo de Bombeiros

- Publicidade -

Região Leste de Dourados terá base do Corpo de Bombeiros, anuncia comandante

O local pertence à Igreja Católica e era usada pela Comunidade Palotina para cursos, encontros e outras atividades

23/03/2018 07h48 – Por: Rozembergue Marques

A região leste de Dourados terá uma base (‘seção’, na linguagem oficial usada pela corporação) do Corpo de Bombeiros Militar. A Unidade vai funcionar em uma área de 1.600 metros quadrados localizada na Rua Cândido de Carvalho, no bairro Parque das Nações I.

O local pertence à Igreja Católica e era usada pela Comunidade Palotina para cursos, encontros e outras atividades. O anúncio foi feito pelo tenente-coronel Flávio Pereira Guimarães, comandante do 2° Grupamento de Bombeiros Militar (GBM).

Segundo o coronel, a escolha do local foi criteriosa. A área contempla os quatro requisitos básicos para a instalação de uma subsede: espaço para garagem das viaturas, refeitório, dormitórios masculinos e femininos e área administrativa. “Como aquele local já sediava cursos e outras atividades, serão necessárias apenas algumas adequações e acredito que em um curto espaço de tempo já poderá ser usado pela Corporação”, explicou Guimarães, assinalando que uma base operacional naquela região da cidade é “uma necessidade”.

A região leste da cidade expandiu-se, é um extenso conglomerado com aproximadamente 50 bairros, nos quais estão instaladas indústrias de grande porte e que possuem grande densidade populacional. “Nossa sede do Corpo de Bombeiros fica localizada muito longe destes bairros e o trajeto até a região leste possui um trânsito “apertado”, o que naturalmente compromete o tempo-resposta em caso de um eventual chamado.

Com esse ponto de apoio poderemos chegar mais rápido também à região do Shopping, à área central e às indústrias instaladas à margem do prolongamento da Avenida Marcelino Pires”, avaliou o comandante, pontuando que a sede central atende em média sete ocorrências de acidentes por dia. Para que a nova base funcione serão redistribuídos viaturas e membros da Corporação e, segundo Guimarães, o concurso previsto para acontecer nos próximos meses deve suprir essa lacuna, de forma a que as duas unidades funcionem contento.

A implantação de uma base, posto avançado, sessão ou uma instalação com qualquer outra nomenclatura do Corpo de Bombeiros para atender a região Leste é uma reivindicação antiga, tanto dos moradores e empresários da região como da classe política, dado à expansão do perímetro urbano e à inevitável constatação de que a atual sede, construída em 1976, está muito distante dos bairros que foram surgindo naquela região. Já houve improvisos,como quando foi disponibilizado à Corporação um espaço no Douradão ou quando ocupou outro próximo à rodoviária. Esboçou-se e quase concretizou-se a criação de uma base ao lado do espaço onde funciona a Guarda Municipal e o Imam, mas a ideia não prosperou.

“Esse espaço que conseguimos é muito bom, mas nós temos esperança de que a prefeita Délia Razuk encaminhe à Câmara um Projeto de Lei doando a área localizada atrás do Estádio “Douradão”, onde antes era uma pista de motocross, para a construção de uma sede definitiva. Com o valor, que será pago de aluguel, poderíamos pagar um financiamento do Fundo Constitucional do Centro Oeste, por exemplo. Outra alternativa pela qual vamos nos empenhar é que, tendo o terreno, mobilizaremos os parlamentares para obter recursos através de emendas e assim erguer a tão sonhada seção naquela região”, ponderou o comandante, que citou nominalmente duas figuras públicas que se empenharam para que a sub-sede “saísse do papel”: o atual deputado estadual José Carlos Barbosa (o “Barbosinha”) e o vereador Carlito do Gás (PEN), que mora na região.

“Quando estava na Secretaria de Justiça e Segurança Pública, o deputado nos ajudou a superar os entraves burocráticos e também agora, depois que voltou para a Assembleia, sempre nos procura para saber no que pode contribuir para a Corporação”, conta o comandante. “Já o vereador Carlito sempre tem defendido nos meios de comunicação uma base específica para atender a região Leste e mobilizado os deputados e senadores para que sejam alocados os recursos para essa finalidade. Penso que é essa união de todos que está trazendo os resultados e esperamos que avancemos mais ainda, através da construção da sede própria”, concluiu o comandante.

Sede da nova seção dos Bombeiros, na região Leste de Douradosfoto - Rozembergue Marques

 O anúncio foi feito pelo tenente-coronel Flávio Pereira Guimarães, comandante do 2° Grupamento de Bombeiros Militar (GBM).

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-