Sétima turma conclui residências Médica e Multiprofissional do HU-UFGD

22/02/2018 15h04 - Por: da redação


Na manhã desta quinta-feira (22), o Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD) realizou a cerimônia de encerramento das atividades da sétima turma dos programas de residências Médica e Multiprofissional em Saúde.

No total, 28 residentes concluíram a formação, sendo 17 da Residência Médica, nas especialidades Clínica Médica, Cirurgia Geral, Ginecologia e Obstetrícia e Pediatria, e 11 na Residência Multiprofissional, com áreas de atuação em Saúde Indígena e Atenção Cardiovascular.

A cerimônia, realizada no auditório do Hospital, teve início com a benção Jehovasa, pelos rezadores Floriza Souza da Silva e Jorge Silva, lideranças indígenas da aldeia Jaguapiru, de Dourados.

Dirigindo-se aos formandos, familiares, preceptores, coordenadores e representantes dos diversos setores do hospital e da Universidade, o superintendente do HU-UFGD, Ricardo do Carmo Filho, falou da honra em participar daquele momento de celebração, que certamente marcará a trajetória de cada um. "É uma caminhada, e este é, com certeza, um passo muito significativo para todos nós. Estamos construindo um hospital de excelência, com o objetivo de possibilitar a formação de profissionais cada vez melhores", afirmou.

Também participaram da solenidade o vice-reitor da UFGD, professor Márcio Eduardo de Barros, a gerente de Ensino e Pesquisa do HU-UFGD, Renata Maronna Praça Longhi, a chefe do Setor de Gestão do Ensino do HU-UFGD, Maria Aparecida dos Santos Pires, o coordenador geral da Residência Médica, professor doutor Paulo Serra Baruki, e a coordenadora da Residência Multiprofissional em Saúde, professora doutora Maria Cristina Correia.

Confira todas as fotos do evento em: https://www.flickr.com/photos/158910934@N04/albums/72157663982386507

As residências

Com o intuito de formar profissionais de saúde capazes de colocar o saber específico na direção do saber compartilhado, com olhos para as diferenças e a inclusão, o HU-UFGD oferece a Residência Multiprofissional a nutricionistas, psicólogos e enfermeiros que pretendam atuar nas áreas de Atenção Cardiovascular e Atenção à Saúde Indígena.

A partir deste ano, serão ofertadas também a Residência Multiprofissional em Saúde Materno-Infantil, com oito vagas para ingresso de enfermeiros, nutricionistas, psicólogos e fisioterapeutas (duas para cada formação profissional) e a Residência Uniprofissional em Enfermagem Obstétrica, com seis vagas, apenas para profissionais da Enfermagem.

Voltado ao profissional médico, o programa de Residência Médica tem como objetivo permitir ao recém-formado aperfeiçoar-se nas diversas especialidades ofertadas, tendo como premissa o aprimoramento das habilidades técnicas, o raciocínio clínico, o desenvolvimento de atitudes de valorização dos fatores somáticos, psicológicos e sociais que interferem na doença, a promoção da integração do médico com a equipe multiprofissional e os pacientes e o estímulo à capacidade crítica da atividade médica. As áreas oferecidas são Clínica Médica, Cirurgia Geral, Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia e Medicina Geral de Família e Comunidade.

O processo de seleção para os programas é realizado anualmente, com provas aplicadas no mês de janeiro. Neste ano, o ingresso dos novos residentes está previsto para o dia 1 de março, durante evento de recepção realizado no auditório do HU-UFGD.


Envie seu Comentário