18.4 C
Dourados
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Sindicato dos Jornalistas completa 29 anos de luta

- Publicidade -

Sindicato dos Jornalistas da Grande Dourados completa 29 anos de luta

10/12/2018 15h15

Criado em 9 de dezembro de 1989, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais da Região da Grande Dourados (Sinjorgran) chegou no último domingo aos seus 29 anos de fundação. Desde seu início, a entidade é o centro da luta da categoria por seus direitos trabalhistas, pela defesa da ética profissional e da liberdade de imprensa, e também por valorização social, repudiando casos de violência contra os jornalistas e sempre reafirmando a importância dos seus profissionais para a democracia.

A partir de 2006, com a elaboração dos primeiros Acordos Coletivos de Trabalho, a negociação de benefícios trabalhistas para os filiados é o grande foco de atuação da entidade. Por conta da ausência de um sindicato patronal, o trâmite é feito ano a ano com cada empresa. Nos ACTs são definidos direitos como o auxílio transporte, o auxílio refeição/alimentação, a gratificação de função, o direito de substituição, a regulamentação do banco de horas, o estabelecimento do piso salarial e o reajuste salarial com base na atualização nos índices inflacionários e também buscando conquistar ganho real.

Criado em um contexto de redemocratização do País e efervescência dos movimentos sociais, atualmente o Sinjorgran enfrenta um cenário de retrocesso causado pela Reforma Trabalhista de 2017. “A Reforma tirou a garantia de direitos importantíssimos, valendo o negociado sobre o legislado, e ao mesmo tempo pretendeu enfraquecer os sindicatos enquanto entidades de representação classista. Então, mais do que nunca, é importante que os jornalistas estejam mobilizados como trabalhadores”, disse a presidenta Karine Segatto.

A jurisdição do Sinjorgran envolve 25 municípios localizados mais ao Sul de MS: Dourados, Itaporã, Fátima do Sul, Rio Brilhante, Maracaju, Caarapó, Ponta Porã, Amambai, Antônio João, Aral Moreira, Naviraí, Eldorado, Itaquiraí, Mundo Novo, Deodápolis, Iguatemi, Nova Andradina, Ivinhema, Gloria de Dourados, Angélica, Tacuru, Paranhos, Sete Quedas, Coronel Sapucaia e Bataiporã.

FILIAÇÃO

Para fazer o pedido de filiação ao Sinjorgran é preciso preencher a ficha de filiação e enviá-la para datada e assinada, anexando uma foto 3 x 4 atual e cópias do registro profissional (DRT ou MTB), comprovante de residência e das páginas da carteira de trabalho onde consta a foto e a identificação e outra do verso dessa página. A versão digital desses documentos pode ser enviada para o e-mail [email protected]. O pedido é analisado para aprovação em assembleia.

REGISTRO PROFISSIONAL

Depois que o Supremo Tribunal Federal retirou a obrigatoriedade do diploma em Jornalismo para exercício da profissão, no ano de 2009, o registro profissional é feito basicamente com a apresentação dos documentos pessoais de identificação, diretamente no Ministério do Trabalho e Emprego, por meio do portal: http://sirpweb.mte.gov.br/sirpweb/pages/solicitacoes/solicitarRegistro.seamCom as informações inseridas no pedido de registro profissional é gerado o requerimento que deve ser protocolado na Delegacia do Trabalho (DRT) e é informada a relação dos documentos que será preciso entregar.

CONTATOS

O sindicato está localizado na Avenida Joaquim Teixeira Alves, 1985, Sala 07, Centro de Dourados. O telefone para contato é o (67) 3422-5540 e o e-mail: [email protected]. O site (https://sinjorgranms.wordpress.com/), assim como o Facebook (@sinjorgran.dourados), também estão disponíveis com informações aos interessados.

Sinjorgran representado na manifestação do movimento de mulheres em Dourados, em 08 de março de 2018. Foto: Foto: Catarina Xavier

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights