27.4 C
Dourados
quinta-feira, 28 de março de 2024

Taxistas vão ao MPE contra suposto ‘jeitinho’ de Ubers

- Publicidade -

Taxistas vão ao MPE contra suposto ‘jeitinho’ de Ubers em Dourados

22/05/2018 13h58 – Por: Flávio Verão

A forma de atuação de motoristas do aplicativo Uber em Dourados fez o Sindicato dos Taxistas reunir documentos para ingressar com ação no Ministério Público Estadual (MPE).

Atuação com o aplicativo desligado, distribuição de cartões de motoristas Uber, marketing na internet e outros meios, adesivagem de veículos e constituição de “ponto” em locais com grande frequentação de pessoas, como festas, são algumas das irregularidades constatadas pelo Sindicato dos Taxistas.

Tem até um boletim de ocorrência registrado na 2ª Delegacia da Polícia Civil contra o aplicativo em Dourados. “Há um áudio ameaçando os taxistas”, diz o presidente da categoria, Rosinaldo Rodrigues.

Diversos casos ocorridos durante a Expoagro (exposição agropecuária), semana passada, foi considerada o estopim para a categoria. “Inclusive disseram que, se cem taxistas fossem para a Expoagro, lá estaria duzentos ubers”, relatou Rosinaldo, que entregou o áudio ao registrar a ocorrência.

Outro áudio que percorreu whatsapp e que pode ter sido gravado por um motorista da Uber insinuava como os demais colegas deveriam trabalhar durante a feira agropecuária. O suposto motorista informava que todos teriam que desligar o aplicativo e só ligar quando um tipo de bandeira passasse a cobrar no valor mais alto.

Segundo Rosinaldo, o Sindicato com o apoio de advogado está reunindo documentos para apresentar a denúncia. “Não somos contra o aplicativo, queremos que eles atuem dentro das normas, apenas isso”, informou.

Conforme anuncia a Uber em seu regulamento, o cliente ao solicitar um motorista deve acessar o aplicativo, onde o mesmo precisar fazer um cadastro com número de CPF. O aplicativo indica um motorista que esteja mais próximo do cliente, que poderá conferir quem é o profissional. Toda a corrida é registrada e armazenada, uma forma de garantir segurança para as duas partes.

No entanto, conforme o Sindicato dos Taxistas, vários motoristas da Uber estariam burlando o próprio aplicativo e atuando de forma particular. “Isso aconteceu muito na Expoagro. E nas redes sociais a reclamação foi grande dos usuários, que informavam não encontrar nenhum motorista via aplicativo”, disse Rosinaldo.

A Uber começou a funcionar em Dourados em julho do ano passado. Antes visto como alternativa aos táxis convencionais pelo preço mais barato, passou a ser vista com desconfiança por passageiros.

Viagem só por aplicativo

Em todo estado do Mato Grosso do Sul, a Uber tem mais de 4 mil motoristas cadastrados, informou a assessoria da empresa, sem especificar o quantitativo em Dourados.

Todas as viagens da Uber, conforme informou ao Dourados Agora, necessariamente só podem ser realizadas por meio do aplicativo, onde o usuário solicita um carro ao toque de um botão e recebe, via app, informações do motorista parceiro que vai buscá-lo, como nome, foto, além de modelo e placa do veículo.

Dessa forma, ainda segundo a assessoria, qualquer viagem feita fora desses padrões não é uma viagem de Uber e, portanto, não dispõe das diversas ferramentas de tecnologia e processos de segurança oferecidas pela plataforma, nem é coberta pelo seguro APP que cobre acidentes pessoais durante viagens na plataforma.

Confira aqui o Código de Contuta da Uber.

 Antes visto como alternativa aos táxis convencionais pelo preço mais barato, passou a ser vista com desconfiança por passageiros.

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-