19.1 C
Dourados
quinta-feira, 18 de abril de 2024

UFGD adquire mais de 8 mil livros digitais pelo Minha Biblioteca

- Publicidade -

10/05/2018 14h44 – Por: Da redação

A Biblioteca Central da UFGD agora oferece, a toda a comunidade acadêmica, acesso a livros online através da plataforma virtual Minha Biblioteca. Atualmente, estão disponíveis mais de 8 mil títulos das quatro principais editoras acadêmicas do país de áreas como direito, ciências sociais aplicadas, saúde, entre outras.

Utilizando nome de usuário e senha institucionais, estudantes e servidores poderão acessar as publicações de qualquer lugar, pela internet, através de computadores, smartphones e tablets. “Essa parceria nos coloca no mesmo patamar das maiores universidades do país”, garante Paulo Araújo, coordenador da Biblioteca da UFGD.

O Minha Biblioteca é um consórcio formado pelos grupos editorais Grupo A, Grupo Gen-Atlas, Manole e Saraiva.

Vantagens

O objetivo é acompanhar a evolução das ferramentas digitais utilizadas na formação do aluno. Com isso, mesmo com a manutenção do acervo, o foco agora não é mais o livro impresso, mas a informação em si.

Paulo explica que dentre as vantagens do Minha Biblioteca destacam-se a busca rápida a informações específicas, diminuição no tempo da fila de espera, acesso simultâneo ao conteúdo, cópia de trechos, busca de termos dentro do livro e a possibilidade de fazer marcações e anotações que poderão, inclusive, ser compartilhadas com outros usuários.

Acessibilidade

Todo o conteúdo da plataforma possui recurso de leitura em voz alta para pessoas com baixa visão. Além disso, a coordenação da Biblioteca está trabalhando em parceria com o Núcleo Multidisciplinar para Inclusão e Acessibilidade (NuMIAc-UFGD) para disponibilização de fones de ouvido com abafadores para uso no local.

Como acessar

No Portal UFGD, faça login no UFGNET e acesse o módulo Biblioteca. Em seguida, clique na guia Bases e escolha a opção Minha Biblioteca. A plataforma disponibiliza, também, um tutorial para os primeiros acessos, confira: http://minhabiblioteca.com.br/tutoriais/.

Toda a equipe da Biblioteca da Universidade está disponível para esclarecimentos e auxílio aos usuários. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3410-2519 ou pelo e-mail [email protected].

Mais plataformas
Além do acervo físico e digital de livros acadêmicos, a Biblioteca da UFGD disponibiliza acesso a outras plataformas: a EBSCO, que junto com o Portal Capes oferece bases de dados com periódicos científicos, e o GEDWeb, um sistema de gestão de acervos de normas e informações técnicas brasileiras e do Mercosul.

EBSCO e Capes – As bases de dados direcionadas para bibliotecas acadêmicas fornecem aos pesquisadores e estudantes milhares de revistas acadêmicas completas, artigos, teses, reportagens e imagens, sempre atualizados, além de acesso a produção científica internacional. Os recursos cobrem áreas-chave da ciência, engenharia, tecnologia, matemática, artes e humanidades, ciências sociais, direito e negócios. A equipe da biblioteca oferece capacitação para uso da bases de dados. Ainda há turmas para os meses de maio e junho. Mais informações: [email protected] ou 3410-2513.

GEDWeb – Disponibiliza dados catalográficos completos das normas ABNT NBR/NM e das normas internacionais e estrangeiras. O usuário pode, ainda, pesquisar os objetivos das normas, histórico de fases, palavras-chave, normas baseadas, complementares e complementadas. A EBSCO e GEDWeb também são acessadas pelo módulo Biblioteca, no Portal UFGD. O Portal da Capes encontra-se no endereço: http://www.capes.gov.br/.

UFGD adquire mais de 8 mil livros digitais pelo Minha Biblioteca

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

Extrato de Contrato

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights