Vencimento do IPTU é prorrogado para dia 13

11/02/2019 13h27 - Da redação


Contribuinte ganhou mais três dias para pagar a primeira parcela do IPTU ou quitar o imposto em cota única – A. Frota Contribuinte ganhou mais três dias para pagar a primeira parcela do IPTU ou quitar o imposto em cota única – A. Frota

A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Finanças, divulgou que a data de vencimento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) será prorrogada para o dia 13 de fevereiro, próxima quarta-feira. Uma nova guia já pode ser retirada nesta segunda-feira na Central do Cidadão, localizada na avenida Presidente Vargas em frente à Praça Antônio João, e a partir desta terça-feira (12) pelo site www.dourados.ms.gov.br, na aba IPTU 2019.

A importante alteração para o contribuinte douradense foi necessária depois que o sistema apresentou problema para quem optou por pagar o boleto nesta segunda-feira (11). Conforme garantido pelo Artigo 1º da Lei 7089/83, o cidadão pode pagar o imposto no dia útil imediatamente posterior à data de vencimento, desde que esta caia em sábados, domingos ou feriados.

Como o boleto vencia no domingo, em algumas redes bancárias foi possível efetuar o pagamento, mas, em especial na Caixa Econômica Federal e casas lotéricas, o sistema não aceitou o pagamento e, mesmo que alguns bancos tenham possibilitado o pagamento, a administração entendeu necessária a prorrogação. "Foi algum equívoco do sistema que identificamos, principalmente em relação à Caixa. Decidimos então prorrogar para que ninguém seja lesado de nenhuma forma", disse Cláudio Matos Leite, auditor fiscal tributário.

O auditor garante que os descontos garantidos para quem paga a cota única ou a primeira parcela estão mantidos até a nova data de vencimento. Em cota única, o cidadão tem até 20% de desconto, se não tiver débitos anteriores, e esse valor pode ser de 30% se o contribuinte acumula 4 anos de pagamento à vista em dia. Para quem tem débito anterior, mas quer pagar a vista, o desconto é de 10% e para quem parcelou, mas está com o carnê em dia o desconto é de 15%.


Envie seu Comentário