24.8 C
Dourados
terça-feira, 19 de março de 2024

Brasil deve registrar recorde na produção e exportação de soja em 2018

- Publicidade -

27/05/2018 18h14 – Por Abiove, Fiesp e Ministério da Agricultura

Essencial para o agronegócio brasileiro, a soja deve continuar como um ponto forte da nossa produção agrícola neste ano.

Estimativas da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) apontam para um recorde tanto na produção da oleaginosa, quanto na exportação desses grãos.

De acordo com a entidade, o Brasil deverá produzir 114,7 milhões de toneladas de soja neste ano, valor 2,3% maior que o registrado no ano passado.

No caso das exportações, deve ser observado um recorde de 68 milhões de toneladas embarcadas em 2018.

Atualmente, o Brasil é considerado um dos líderes mundiais na produção de grãos, sendo o segundo maior produtor de soja do mundo e o terceiro maior de milho, segundo dados da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

Do Brasil para o Mundo

Para o gerente de economia da Abiove, Daniel Furlan, o agronegócio segue como um dos mais importantes pilares da economia brasileira.

“É essencial não só em termos de participação no Produto Interno Bruto (PIB) e geração de empregos, mas também rende saldos positivos na balança comercial”.

Para se ter uma ideia, dados do Ministério da Agricultura mostram que derivados da soja foram os grandes destaques nas exportações do agronegócio em fevereiro.

Esse produtos somaram US$ 1,6 bilhão em exportações no mês, de um total de US$ 6,23 bilhões dos embarques do agronegócio.

“O Brasil hoje é um País que alimenta o mundo. É um exportador de alimentos, o que mostra que a gente teve muito sucesso em nossa política agrícola ao longo dos anos”, afirmou Furlan.

Ele acrescenta que produção agrícola atingiu esse patamar no País diante dos grandes investimentos em pesquisa, qualidade dos produtos e do desenvolvimento da cadeia produtiva do agronegócio.

Pixabay

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-