26.6 C
Dourados
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Tire suas dúvidas sobre a adesão ao eSocial

- Publicidade -

14/07/2018 18h11 – Por Receita Federal

A segunda fase de adesão ao eSocial começa na segunda-feira dia 16. Depois das grandes empresas, que iniciaram o processo em janeiro, agora será a vez dos microempreendedores Individuais (MEI) que têm empregados e empresas do Simples Nacional entrarem no sistema.

Veja as principais perguntas e respostas sobre o cadastro:

Como fazer a adesão ao eSocial?

O governo vai lançar plataformas simplificadas na Internet, nas quais MEIs e micro, pequenas e médias empresas poderão se cadastrar.

Como será a adesão para os MEIs?

Para os microempreendedores individuais, que podem ter até um empregado, será necessário apenas cadastrar um código de acesso para inserir as informações trabalhistas.

O ambiente simplificado não exigirá nenhum sistema do empregador, sendo que os dados serão informados diretamente no site do sistema.

Como será a adesão para as microempresas?

Qualquer empresa que tiver mais de um funcionário terá de adquirir um certificado digital, assinatura digital com validade jurídica que garante proteção a operações eletrônicas vendidas por empresas especializadas.

Com essa assinatura será possível utilizar o portal para inserir os dados dos trabalhadores, sem necessidade de um sistema próprio.

Por que aderir ao eSocial?

O eSocial simplifica a prestação de informações trabalhistas pelos empregadores e reduz a burocracia para as empresas. Com ele, o preenchimento e a entrega de formulários e declarações serão unificados.

Ele também permite que o governo fiscalize com mais eficácia o cumprimento das obrigações trabalhistas, o que beneficia também os empregados.

E se eu não aderir ao eSocial?

A não adesão ao sistema implica em multas sobre o faturamento do MEI ou das microempresas. Por isso, é importante ficar atento aos prazos.

A Receita Federal espera que até janeiro de 2019 todas as etapas de cadastramento para esse grupo tenham sido realizadas.

Mudanças vão trazer mais praticidade e menos gastos para microempreendedores - Foto: Arquivo/Agência Brasília

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights