21.8 C
Dourados
sexta-feira, 19 de abril de 2024

De copo comestível a tradutor da língua Guarani, IFMS leva 13 projetos à Febrace

- Publicidade -

IFMS é o Instituto Federal com mais projetos classificados para feira da USP. Trabalhos são desenvolvidos por estudantes de nove campi da instituição

09/03/2018 09h56 – DouradosAgora

Já pensou tomar café em um copo comestível com sabor de cookie? Ou que tal baixar um aplicativo que traduz do Português para o Guarani e vice-versa? Essa são duas das 13 ideias de estudantes do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) que se transformaram em projetos de pesquisa e, na semana que vem, serão apresentadas na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), organizada pela Universidade de São Paulo (USP).

Os trabalhos abrangem diversas áreas do conhecimento e são desenvolvidos nos campi Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas. Com isso, o IFMS é o Instituto Federal com o maior número de trabalhos classificados para o evento.

A Febrace será realizada de 13 a 15 de março, em São Paulo (SP). Os 21 estudantes e 11 servidores do IFMS integram a delegação de Mato Grosso do Sul, que participa ainda com mais oito trabalhos de escolas públicas e privadas. A organização é do professor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e coordenador da Feira de Tecnologias, Engenharias e Ciências de Mato Grosso do Sul (Fetec/MS), Ivo Leite.

Parte dos 21 projetos sul-mato-grossenses obteve credenciamento pela participação nas Feiras de Ciência e Tecnologia realizadas pelos campi do IFMS. Também foram selecionados trabalhos na Fetec/MS, diretamente pela comissão organizadora da Febrace e por outras feiras realizadas no Estado.

Copo comestível – O copo comestível para café é fruto de um trabalho desenvolvido no Campus Jardim pelas estudantes do curso técnico integrado em Edificações, Julia Fagundes e Glenda Martins, sob a orientação da professora de Administração, Ivilaine Delguingaro.

Desenvolvido desde fevereiro de 2017, o projeto já passou pela fase de pré-incubação e foi certificado pela Incubadora Mista e Social de Empresas do IFMS (TecnoIF).

Além de ser uma alternativa ao plástico, comumente usado na fabricação de copos para a bebida, a docente explica que o produto é proteico por ser feito com farinha do bicho da seda, farinha de coco e fécula de batata.

“Desenvolvemos seis receitas diferentes do copo. Há a versão amanteigada com e sem chocolate, e quatro com o uso da farinha do bicho da seda – com a fruta goji berry, mel e uva passa, uma feita com redução de café e uma com cacau e pasta americana. Além de alto teor de proteínas, tem gosto de cookie”, comentou Ivilaine.

Segundo a professora, que também é a gestora da TecnoIF do Campus Jardim, já foi encaminhado ao Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) do IFMS o pedido de proteção de patente do produto.

“A ideia foi apresentada a empreendedores do ramo do café, e agora estamos em busca de parcerias. O próximo passo é apresentar o projeto na Febrace e depois, possivelmente, começar a comercialização dos copos”, finalizou.

Tradutor Indígena – Desenvolver um aplicativo de tradução do idioma guarani para o português e vice-versa. Esse é o objetivo de outro projeto do IFMS que será apresentado na Febrace. O “Guaruak: tecnologias contemporâneas em defesa do guarani” é desenvolvido por estudantes do curso técnico em Informática para Internet do Campus Dourados.

A orientadora é a professora de Sociologia Carmem Rocha, que destaca o caráter interdisciplinar do projeto. “A pesquisa teve três orientadores, que contribuíram nas áreas de Linguística, Antropologia e Informática”, ressaltou.

Para o estudante William Mello, apresentar o Guaruak em São Paulo é uma oportunidade única. “Será impactante sair de Dourados para apresentar nosso trabalho na USP. Recebemos apoio dos professores e também dos recursos destinados pelo IFMS para a área de pesquisa. Nossa formação técnica é para o mundo do trabalho, mas também já teremos um conhecimento sobre metodologia de pesquisa no ensino superior”, apontou.

Do Campus Coxim, será levado trabalho “inserção de espinafre em alimentos panificados para enriquecimento de nutrientes”, desenvolvido pelas estudantes do curso técnico em Alimentos, Angélica dos Reis e Letícia Souza.

“Nossas estudantes estão muito empolgadas em apresentar os resultados de suas pesquisas em uma feira de âmbito nacional, e essas participações também incentivam os demais alunos a desenvolverem projetos nas diversas áreas de atuação da instituição”, destacou a professora de Alimentos e orientadora do projeto, Claudia Munhoz.

Para a docente, a iniciação científica já no ensino médio é de extrema importância para a formação dos estudantes. “Desenvolver pesquisa contribui para que nossos alunos voltem seu olhar para as questões locais, buscando soluções para as demandas existentes em suas áreas de estudo e comunidades, além de chegarem melhor preparados no ensino superior”.

Febrace – O evento é realizado desde 2003 pela Escola Politécnica da USP, com objetivo de aproximar estudantes de nível médio da realidade das universidades, estimulando assim a pesquisa científica.

A maior mostra brasileira de projetos pré-universitários reúne projetos de pesquisa de estudantes dos ensinos fundamental, médio e técnico de escolas públicas e privadas de todo o Brasil.
Esta será a sétima participação do IFMS na Febrace. Ao todo, a instituição já conquistou 75 prêmios.

A Febrace, além de premiar, também credencia projetos para participação em eventos internacionais, como a Intel ISEF (Feira Internacional de Ciências e Engenharia), realizada anualmente nos Estados Unidos.

Todos os trabalhos do IFMS estão concorrendo no Prêmio Votação Popular da Febrace 2018. Para participar, basta acessar a página oficial do evento até o dia 15 de março e curtir o vídeo em que deseja votar.

Projetos do IFMS classificados

Aquidauana

Projeto – Avaliação de dispositivo de proteção solar de interesse social no município de Aquidauana/MS: automação e eficiência térmica

Autores: Alan Artigas Barbosa, Munique Silva de Lima (Orientador), Pedro Henrique Neves da Silva (Coorientador)

Projeto – Produção de um indicador de Ph natural a partir de flores da região de Aquidauana/MS
Autores: Tiago Rati Minatto, Valquiria Barbosa Nantes Ferrira (Orientador), Danilo Tófoli (Coorientador)

Campo Grande

Projeto – Mapaedes: sistema de mapeamento georreferenciado de focos de aedes aegypti l. e suas patologias

Autores: Zara Hiraoka Marks, Mateus Ragazzi Balbino, Jiyan Yari (Orientador) , Silvio Favero (Coorientador)

Corumbá

Projeto – Sonda de baixo custo para determinação da qualidade da água

Autores – Samuel Heimbach Campos, Everton de Britto Policarpi (Orientador)
Veja o vídeo

Projeto – Utilização de rejeitos siderúrgicos na produção de argamassas: substituição parcial da areia por pó de balão

Autores – Vinicios Lima de Arruda, Robson Fleming Ribeiro (Orientador)

Coxim

Projeto – Inserção de espinafre em alimentos panificados para enriquecimento de nutrientes
Autores: Angélica Pimenta de Lima dos Reis, Letícia da Silva Souza, Cláudia Leite Munhoz (Orientador)
Veja o vídeo

Projeto – Uma proposta de solução para compra de aviões da viação aérea brasileira
Autores: Eitor Bernardes de Paiva, Thiago Ferronatto, Mariana Dias Nogueira, Fernando Silveira Alves (Orientador)

Dourados

Projeto – Guaruak: tecnologias contemporâneas em defesa do Guarani
Autores: William Medeiros Spinola Mello, Gabriela dos Santos Vito, Ana Gabrielly Silva Moura, Carmem Silvia Moretzsohn Rocha (Orientador), Evandro Luís Souza Falleiros (Coorientador)

Jardim

Projeto – Produção e viabilidade de copos de café comestíveis como alternativa ao plástico
Autores: Julia Martins Fagundes, Ivilaine Pereira Delguingaro (Orientador), Glenda Marcelle Mergarejo Martins (Coorientador)

Nova Andradina

Projeto – Desenvolvimento de um fotômetro baseado em sistema embarcado para o monitoramento de ácidos húmicos presentes na matéria orgânica do solo
Autores: Carlos Henrique da Costa Silva, Fernando Rodrigues da Conceição (Orientador), André Luís Violin (Coorientador)

Ponta Porã

Projeto – As plantas medicinais “yuyos” utilizadas na bebida do tereré na região de fronteira entre Ponta Porã – BR e Pedro Juan Caballero – PY
Autores: Bianca Duque Guirardi, Juliana Pereira Rios, Carolina Samara Rodrigues (Orientadora)

Projeto – BIOSS – Sistema sensorial para biodigestores utilizando a plataforma arduíno
Autores: Mateus Soares Moraes, Guilherme Cunha Princival (Orientador) , Sávio Vinícius Albieri Barone Cantero (Coorientador)

Três Lagoas

Projeto – Rede de comunicação online para portadores de câncer
Autores: Mara Cristina Santos Ribeiro, Douglas Francisquini Toledo (Orientador) , Marco Aurélio Ferreira (Coorientador)

Copo comestível desenvolvido por equipe de estudantes do IFMS

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights