20.6 C
Dourados
terça-feira, 23 de abril de 2024

ENEM 2017:Confira dez dicas para ter um bom rendimento na prova

- Publicidade -

17/10/2017 11h22 – Por Ministério da Educação

Com a proximidade do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017, marcado para 5 e 12 de novembro, os estudantes precisam ficar atentos a alguns procedimentos fundamentais que ajudam na resolução das provas e na administração do tempo disponível.

Professora de língua portuguesa, literatura e redação há mais de 20 anos, Deliane Leite Teixeira lembra que, para o candidato ser bem-sucedido na prova do Enem, deve tirar uma boa nota na prova de redação e de conhecimentos gerais.

“Além de estudar e ler bastante, é importante que o candidato tenha controle do tempo de prova, não fique distraído e sem ritmo na hora de responder às questões”, orienta.

Deliane, que leciona no Centro de Ensino Médio Setor Leste, em Brasília, selecionou dez dicas importantes para assegurar bom rendimento.

Confira, abaixo, o roteiro elaborado pela professora.

1 – Com a proximidade da prova, reserve boas noites de sono. Consuma bastante água e frutas, dando preferência a uma alimentação um pouco mais balanceada e saudável do ponto de vista calórico.

2 – Compareça ao local do exame uma hora antes do início da prova. Para tanto, acorde duas horas mais cedo que o habitual e planeje o trajeto a partir de sua casa com mais tranquilidade.

3 – Esteja atento à interpretação de texto.

A leitura ajuda a incentivar o raciocínio da mente, e as respostas das questões, na maioria das vezes, estão dentro desses textos.
4 – Resolva primeiramente as questões dos assuntos com os quais você tem mais facilidade de lidar e são o seu forte.

5 – Redação é treino. Com a proximidade da prova, faça pequenos textos de dez linhas. Pegue temas como ética, violência, corrupção, etc.

Depois, passe para a estrutura da dissertação, reunindo temas das edições anteriores do Enem e lembrando que o parágrafo de conclusão deve ser sempre uma proposta de resolução do tema em relação à sociedade.

6 – Pense na questão do tempo de resolução da prova, aproximadamente três minutos por questão. É importante pegar edições anteriores do Enem e treinar em casa, como se você estivesse ali. Desligue o celular, o computador e demais aparelhos eletrônicos que possam distrair sua atenção.

7 – Após responder todas as questões, revise uma por uma. Só então, preencha o cartão de respostas. E concentre-se.

8 – Esteja atento ao planejamento nas semanas que antecedem a prova. Não estude em cima da hora. Um dia antes do exame, não releia demais o que você já estudou. Você precisa estar descansado. O ideal é fazer uma breve revisão do conteúdo até dois dias antes.

9 – Em relação ao segundo dia de provas, de exatas, procure fazer cálculos curtos e também não deixe de revisar os assuntos. Isso vai lhe trazer mais segurança na hora da prova.

10 – A preparação dos estudos é importante. Mesmo para quem não estudou ou estudou pouco, é importante sanar as dúvidas que restaram. Aqui, resolver simulados e edições anteriores do Enem pode ajudar. Faça, sem se preocupar com o tempo.

Assessoria de Comunicação Social

Uma das recomendações é que os candidatos procurem chegar pelo menos uma hora antes de os portões abrirem (Foto: Mariana Leal/MEC)

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights