27.4 C
Dourados
quinta-feira, 28 de março de 2024

Frente Ambientalista discute Programa Nacional do Manejo Integrado do Fogo

- Publicidade -

24/11/2020 07h18 – Por Agência Câmara de Notícias

A Frente Parlamentar Ambientalista promove nesta quarta-feira 25, às 10 horas, webinário temático sobre o Programa Nacional do Manejo Integrado do Fogo (MIF).

O evento será realizado em parceria com o Instituto Sociedade, População e Natureza (ISPN) e o WWF Brasil. Terá transmissão ao vivo pela internet, nos canais da Frente no YouTube e no Facebook.

A chegada das chuvas no centro-oeste brasileiro pôs fim aos incêndios no Pantanal e no Cerrado.  Com participação de especialistas em ecologia, geoprocessamento e manejo ambiental, o evento vai discutir o emprego do MIF para a prevenção de novas crises.

Técnica

O manejo integrado do fogo (MIF) é uma técnica que propõe o uso de queimadas controladas no início do período de seca para garantir a conservação e o uso sustentável de ecossistemas. Vem sendo testada em pelo Ministério do Meio Ambiente desde 2014.

Em 2019, o governo federal enviou projeto de lei ao Congresso para estabelecer uma política nacional de manejo integrado.

Projeto cria política nacional de combate a incêndios florestais
De acordo com especialistas, o fogo controlado pode reduzir a extensão das áreas queimadas por incêndios criminosos e a emissão de gases de efeito estufa.

Outro objetivo é aumentar o diálogo entre as comunidades locais e gestores ambientais e reconhecer práticas tradicionais.

Convidados

Participam do evento desta quarta-feira:

a professora Isabel B. Schmidt, da Universidade de Brasília;

o professor Bráulio F. de Souza Dias, da Universidade de Brasília;

a professora de Meteorologia Renata Libonati, da UFRJ;

Warley C. Rodrigues, do Instituto Natureza do Tocantins.

DivulgaçãoIncêndios no pantanal em 2020 foram os maiores desde que o monitoramento pelo INPE começou, nos anos 1990

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-