18.5 C
Dourados
quinta-feira, 28 de março de 2024

Meio ambiente foi tema defendido pelo Mapa em evento mundial

- Publicidade -

Meio ambiente foi tema defendido pelo Mapa em evento mundial

01/01/2019 11h07 – Por [email protected]

Em março do ano passado, o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, propôs, durante participação no 8º Fórum Mundial da Água, incluir no documento final do encontro um compromisso entre os países participantes para estimular a preservação da vegetação nativa em margens de rios e nascentes. O objetivo é manter a qualidade da água e preservar a biodiversidade do planeta.

Maggi falou no Painel de Alto Nível “Água para Agricultura e Alimentação” e destacou o forte engajamento dos produtores rurais brasileiros com a agenda de uso racional da água.

“O Brasil vem trabalhando muito forte nessa área, na conservação e na preservação da água” disse Maggi em seu discurso.

“Acho que os demais países deveriam seguir o exemplo do Brasil na conservação das matas ciliares, das nascentes em propriedades privadas”.

A exigência legal faz com que os produtores brasileiros preservem 20% do território nacional, contribuindo para a conservação dos recursos hídricos, ao protegerem margens de rios e a vegetação nativa de suas áreas.

O ministro citou a legislação ambiental brasileira, que é bastante exigente. “A maioria aqui são brasileiros, ou são ligados à agricultura”, afirmou o Ministro.

“Eles sabem que nós temos uma legislação bastante dura, forte, que exige que cada propriedade rural preserve, como florestas naturais, as margens dos seus rios, dos seus córregos, fazendo com que essas florestas protejam a água, a biodiversidade e a fauna.”

“O exemplo do Brasil deve ser observado”, enfatizou Maggi. Segundo o Ministro, a prática brasileira seria incluída nas resoluções do 8º Fórum Mundial da Água e, a seguir, adotada em âmbito mundial.

“Eu conheço muitos lugares no Brasil”, afirmou Maggi, “onde, assim como no meu estado, o Mato Grosso, não havia mais nascentes jorrando.

Adotando essas práticas, com o tempo a água volta, com abundância e qualidade. É um aspecto a ser observado por todos que nos visitam”.

O ministro explicou que o Brasil é um grande produtor agrícola e “usa na irrigação muito pouco da água subterrânea ou da água de rios”.

“Noventa por cento da produção brasileira vêm do aproveitamento de águas das chuvas. O Brasil apresenta condições diferentes por ser um país continental”.

Dados da Agência Nacional de Águas (ANA) indicam que o Brasil está entre os 10 países com maior área irrigada no mundo, com 7 milhões de hectares irrigados, mas que corresponde a apenas 10% da área plantada.

Fabio Pozzebom/Ag Brasil / Vegetação nativa em margens de rios e nascentes garante água em abundância e de qualidade

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

Carta de convocação

- Publicidade-