20.4 C
Dourados
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Uso de adubação biológica reduz 56 milhões de quilos de emissão de CO₂

- Publicidade -

Uso de adubação biológica reduz 56 milhões de quilos de emissão de CO₂ na atmosfera

02/10/2018 18h09 – Por Sociedade Nacional de Agricultura

Recente pesquisa da Fundação Espaço ECO® atesta, mais uma vez, o que muitos cientistas do Brasil e do mundo vêm defendendo nos últimos anos: utilizar adubação biológica no solo, no lugar da mineral, é mais sustentável para o produtor rural, para a sociedade e para o meio ambiente.

Desenvolvido em parceria com a MICROGEO®, em propriedades de testes da empresa, o estudo comprova que, usando a adubação biológica da marca, foi possível reduzir 56 milhões de quilos a emissão de CO₂ na atmosfera.

Em relação ao consumo de água, foram reduzidos 30,2 milhões de litros, o equivalente à conversão de 865 mil litros de etanol.

A experiência levou em conta uma usina sucroalcooleira de porte médio, com processamento anual de 4,5 milhões de toneladas de cana, em 50 mil hectares.

A pesquisa foi apresentada pela analista de Sustentabilidade Aplicada da Fundação Espaço ECO®, Michelle Tereza Scachetti, durante a segunda edição do InovaCana – evento realizado em Ribeirão Preto (SP), nos dias 4 e 5 de setembro deste ano – e que vai ao encontro das exigências do RenovaBio, programa do governo federal.

DESEMPENHO

Durante a palestra “Comparação do desempenho ambiental da cana-de-açúcar com e sem Adubo Biológico MICROGEO®”, Antônio Marcos Corder, da área de Desenvolvimento de Mercado e Novos Negócios da companhia, mostrou como as usinas sucroalcooleiras, produtores rurais e fornecedores de cana-de-açúcar podem se antecipar às novas regras estabelecidas pelo RenovaBio.

Segundo Antônio Marcos Corder, da área de Desenvolvimento de Mercado e Novos Negócios da companhia, a nova política deste programa do governo federal, que traça estratégias conjuntas para a segurança energética e a redução de emissões de gases causadores do efeito estufa, ao longo da cadeia de produção de biocombustíveis, é uma realidade.

AGREGAÇÃO DO SOLO

Ele ressalta que, ao condicionar as propriedades físicas, químicas e biológicas do solo, a adubação biológica é capaz de contribuir com a agregação do solo, aumentar a infiltração e a retenção de água no mesmo e potencializar a eficiência dos fertilizantes, defensivos e herbicidas – fatores diretamente relacionados à sustentabilidade do processo.

Ao aplicar o adubo biológico MICROGEO®, é possível diminuir em 40% o impacto ambiental no solo e no meio ambiente.

Conforme a empresa, esse cálculo considera os seguintes fatores: consumo de água, formação fotoquímica de ozônio, depleção da camada de ozônio, eutrofização de água doce, toxidade, uso da terra, entre outros.

ECONOMIA

Corder acredita que, se toda cana cultivada em território brasileiro utilizasse este pacote tecnológico, seriam “economizados” dois milhões de hectares de terra, o correspondente ao quíntuplo da área canavieira da Austrália.

O estudo, por fim, concluiu que o plantio de cana-de-açúcar, alinhado com o uso do MICROGEO®, além de apresentar ganhos ambientais, apontam benefícios de produtividade, maior longevidade do canavial, menor aporte de insumos e menores fatores de emissão de poluentes.

COMO FUNCIONA O MICROGEO®?

Adubo biológico que restabelece o microbioma (conjunto de microrganismos que vive e interage em um ambiente) do solo, o MICROGEO® pode ser produzido na propriedade rural, pelo próprio agricultor, com total suporte dos técnicos da empresa.

O produto age desta forma por ser constituído de alta biodiversidade de microrganismos exclusivos e adaptados ao local de uso, bem como por nutrientes que favorecem a atividade microbioma nativa do solo, como os fungos micorrízicos.

BENEFÍCIOS

Como os microrganismos, nutrientes e metabólitos do adubo biológico MICROGEO® são exclusivos da localidade, ao restabelecer a biodiversidade microbiana do solo e estimular seu microbioma, promove benefícios que atuam no condicionamento das propriedades físicas, químicas e biológicas do solo, seja para agricultura, pecuária ou reflorestamento.

Pode ser aplicado via pulverização, fertirrigação, em qualquer temperatura, luminosidade ou mesmo umidade, em conjunto com defensivos químicos, fertilizantes, biológicos, insumos foliares e vinhaça.

Fonte: A Lavoura com informações da assessoria de comunicação da MICROGEO®

Emprego da adubação biológica pode levar à redução de consumo de água em 30,2 milhões de litros, o equivalente à conversão de 865 mil litros de etanol, em uma usina sucroalcooleira de porte médio. Foto: Divulgação

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

Edital de balanço

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights