26.6 C
Dourados
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Exército realiza Operação Dínamo VI para fiscalizar uso de explosivos em MS

- Publicidade -

Fiscalização na região centro-oeste é realizada na área da 9ª Região Militar para todo o ciclo de materiais explosivos controlados

13/09/2018 08h28 – Por: Elvio Lopes

O Exército Brasileiro, por meio da Diretoria de Fiscalização de Produtos Controlados (DFPC), está realizando desde terça-feira, a Operação Dínamo VI, nas 12 regiões militares e abrangência em todo o território nacional com a finalidade de fiscalizar todo o ciclo de vida de materiais explosivos e outros correlacionados controlados pela instituição.

Segundo informações da 9ª Região Militar, no centro-oeste, a operação está acontecendo em Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e na cidade de Aragarças (GO), áreas de sua atuação e que conta com o apoio das polícias Rodoviária Federal (PF), Judiciária Civil (PC), Militar (PM) e Federal (PF) e da recém criada Agência Nacional de Mineração (ANM), antigo Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM).

A Operação Dínamo tem como finalidade intensificar a fiscalização de todo o ciclo de vida dos materiais explosivos e correlatos e durante as ações são verificadas as documentações, condições de segurança, controle de produção, armazenamento, comercialização, transporte e utilização de explosivos, com base nas normas em vigor. A fiscalização poderá se estender a outros Produtos Controlados pelo Exército (PCE), de acordo com a necessidade e a conveniência, no decorrer da operação.

As atividades conduzidas pelo Exército, por meio do SisFPC/9 têm alcançado importantes resultados observados nas outras edições da Operação Dínamo e nas demais operações ocorridas ao longo do corrente ano. Todo esse empenho é direcionado para combater e prevenir os ilícitos com o uso de explosivos, o que tem contribuído, significantemente, com a segurança da sociedade e preservação da ordem pública, destaca a nota da 9ª RM.

A previsão da Operação Dínamo VI é de de fiscalizar 750 estabelecimentos em todo o país, empregando aproximadamente, mil militares da força terrestre.

As organizações militares que compõem o Sistema de Fiscalização de Produtos Controlados da 9ª Região Militar estão realizando a fiscalização de 60 estabelecimentos, empregando aproximadamente 50 fiscais militares. A fiscalização está prevista na Constituição Federal e em decreto de novembro de 2000.

Equipes do Exército fiscalizam utilização de explosivos controlados na Operação Dínamo VI

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights