14 C
Dourados
sábado, 20 de abril de 2024

André adia convenção a pedido da bancada estadual; objetivo é ampliar negociação

- Publicidade -

André adia convenção a pedido da bancada estadual

Nova data será anunciada na semana que vem, depois que o MDB concluir consulta aos partidos; agenda era para ser dia 21

12/07/2018 07h48 – Por: Flávio Verão

O MDB adiou a data da convenção para oficializar as candidaturas a deputado estadual, federal, senador e ao governo de Mato Grosso do Sul. A agenda estava marcada para dia 21, sendo desfeita a pedido da bancada estadual. A medida tem como proposta ampliar as negociações com o conjunto de partidos que estão formando a coligação.

O líder do MDB e pré-candidato ao governo, André Puccinelli, acatou o pedido.
Os medebistas foram os primeiros a marcarem a data de convenção. Em seguida foi o PDT do juiz aposentado Odilon de Oliveira, para mesmo dia e horário do MDB. O governador Reinaldo Azambuja (PSDB), que sonha com a reeleição, apresentará sua coligação dia 4 de agosto.

A convenção considerada de forma antecipada pelo MDB acirrou os bastidores da política. Isso porque a legenda tenta manter coligações com partidos também almejados pelo PSDB de Reinaldo. Um dos pontos que mais pesou no adiamento da coligação no próximo dia 21 foi a dificuldade para fechar chapa majoritária.

Com isso, a ideia é tentar conseguir o apoio do DEM do ex-prefeito de Dourados Murilo Zauith, partido mais cobiçado nas eleições sul-mato-grossense. Zauith chegou a colocar o seu nome a disposição como pré-candidato ao Governo ou Senado, mas tudo caminha que poderá voltar a ser vice-governador, cargo ocupado no primeiro mandato de André (2007-2010).

Os parlamentares do MDB consideraram ser mais prático uma data comum, inclusive para efeito de registro das atas e da coligação. No documento de pedido de adiamento entregue a André apontam ainda outras razoes. Além do prazo maior para a definição das candidaturas, ponderaram vantagens também para o lançamento dos candidatos majoritários num ambiente que consideram de fortalecimento e de união.

A escolha de uma nova data ainda será feita e a previsão é de que ela seja anunciada na semana que vem, depois que o MDB concluir a consulta aos partidos.

Estratégias

Entre as estratégias do MDB, está o Programa MS Maior e Melhor. Desde maio deste ano, o pré-candidato ao governo, André Puccinelli tem percorrido os municípios de Mato Grosso do Sul em consultas à população para elencar as prioridades de cada município, a fim de complementar o plano de governo para as eleições deste ano.

De acordo com André, saúde, segurança, ações sociais e infraestrutura serão os pilares da nova administração, caso seja eleito. “É o que a população tem dito: a saúde piorou, os índices de criminalidade aumentaram e o Estado parou. Precisamos sacudir a poeira e retomar o desenvolvimento”, diz o pré-candidato.

André afirma que só decidiu voltar à política a convite de amigos. Depois de encerrar o mandato de governador, há três anos e meio, dizia que seria apenas “vovorista”, passaria a dedicar à família, aos netos. No entanto, segundo ele, tanto amigos como aliados do MDB de outros partidos o fizeram repensar a ideia. Por causa disso, aceitou o desafio.

Dificuldade de encontrar aliados para fechar chapa de André, MDB desmarca convenção do dia 21

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights