27.4 C
Dourados
quinta-feira, 28 de março de 2024

CMA vai debater o Cadastro Ambiental Rural e a preservação ambiental

- Publicidade -

06/04/2019 07h26 – Por Agência Senado

A Comissão de Meio Ambiente (CMA) aprovou requerimento para debater os dados do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e a preservação ambiental.

Segundo o autor, senador Márcio Bittar (MDB-AC), os números do CAR vêm demonstrando que o produtor rural é o maior agente de proteção ambiental do país e, mesmo assim, a atividade agropecuária ainda é demonizada por grupos ambientalistas.

Bittar convidou para o debate Evaristo de Miranda, pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa); o deputado Alceu Moreira (MDB-RS), presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária; e João Martins da Silva Junior, presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

Para garantir a pluralidade de opiniões no debate, os senadores aprovaram o requerimento do presidente da CMA, senador Fabiano Contarato (Rede-ES), que convida Britaldo Soares Filho, professor do Departamento de Cartografia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); Luís Fernando Guedes Pinto, Pesquisador do Imaflora, responsável pelo Atlas da Agropecuária; Eduardo Assad, pesquisador da Embrapa; e Warwick Manfrinato, pesquisador da Universidade de São Paulo (USP).

Aquecimento

Outra requerimento aprovado convoca audiência pública conjunta com a Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) para discutir questões relacionadas às mudanças climáticas e ao aquecimento global.

Na opinião de Contarato, também é preciso garantir o contraditório naquela discussão, já que a justificativa da CRE para promover o debate fala em inexistência de conclusões definitivas do envolvimento do homem no aumento da temperatura do planeta e em manipulação e falsificação de dados e resultados de pesquisa, colocando em xeque o trabalho de diversos estudiosos.

Assim, a CMA resolveu convidar para o debate: Luiz Gylvan Meira Filho, doutor em astro-geofísica pela University of Colorado, Estados Unidos; Paulo Artaxo, doutor em física atmosférica pela Universidade de São Paulo e membro do IPCC (Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas); Carlos Nobre, doutor em meteorologia pelo Massachusetts Institute of Technology; Mercedes Bustamante, doutora em geobotânica pela Universitat Trier, Alemanha; e Gustavo Luedemann, doutor em ecofisiologia vegetal, pela Universidade Técnica de Munique e pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

O presidente da CMA combinará, em conjunto com Nelsinho Trad (PSD-MS), presidente da CRE, as datas e a sistemática do debate, se em uma reunião com várias mesas ou em duas reuniões distintas.

Reunião da Comissão de Meio Ambiente, comandada pelo senador Fabiano Contarato, decidiu convidar especialistas para debates sobre proteção ao meio ambiente pelo produtor rural e sobre mudança climáticaRoque de Sá/Agência Senado

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-