18.5 C
Dourados
quinta-feira, 28 de março de 2024

PEC limita poder do Estado de alterar regras previdenciárias

- Publicidade -

16/07/2018 18h11 – Por Agência Câmara Notícias

A deputada Janete Capiberibe (PSB-AP) apresentou à Câmara dos Deputados Proposta de Emenda à Constituição (PEC) para incluir no texto constitucional o princípio da confiança em matéria previdenciária.

Segundo a parlamentar, trata-se de proteger direitos adquiridos relacionados a aposentadoria, de forma a evitar mudanças repentinas ou violações por reformas, como a da Previdência.

A PEC 407/18 estabelece obediência a regras de natureza tributária relacionada a contraprestação estatal, com limites ao poder do Estado de alterá-las.

O texto proíbe a União, os estados e os municípios de mudar essas regras de forma unilateral, salvo se for para beneficiar os segurados por norma melhor, mediante opção do segurado.

A proposta prevê ainda respeito ao tratamento igualitário entre trabalhadores e aposentados.

Janete Capiberibe explica que o objetivo é garantir ao povo brasileiro a segurança jurídica nas suas relações com o Estado. “Pretende-se evitar o calote social.

Qualquer mudança em matéria previdenciária deverá observar o princípio da confiança, salvo norma mais benéfica.

Mudanças na legislação serão aplicadas apenas para os novos filiados obrigatórios ou para aqueles que perderam a condição de segurado, na forma da lei”, reforça.

Tramitação

A PEC será inicialmente analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania quanto à sua constitucionalidade, juridicidade e técnica legislativa.

Se aprovada, será examinada por uma comissão especial e votada em dois turnos pelo Plenário da Câmara.

Janete Capiberibe: mudanças na lei serão aplicadas apenas para os novos filiados obrigatórios ou para aqueles que perderam a condição de segurado

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-