19 C
Dourados
quinta-feira, 28 de março de 2024

Suplementos granulados em dieta bovina sofrem menos perdas

- Publicidade -

09/11/2018 18h01 – Por Embrapa Gado de Corte

Durante os dois últimos períodos de chuvas, pesquisadores da Embrapa Gado de Corte (MS) testaram alternativas para diminuir as perdas na suplementação mineral bovina.

Os resultados indicam que a suplementação aglomerada, em mínimos grânulos, oferece menor empedramento e perdas nas chuvas, em até 16%, quando comparada ao material em pó, comercializado pela maioria das empresas de nutrição animal.

“As perdas com vento e chuvas são grandes, considerando que a maior parte dos cochos no Brasil são descobertos”, conta o nutricionista da Embrapa Rodrigo da Costa Gomes.

O especialista explica que essas perdas provocam um desbalanço de elementos da dieta, pois o suplemento é formado por uma mistura de vários elementos minerais como cálcio, fósforo, sódio, enxofre, manganês, zinco, cobre, selênio e outros.

“A suplementação tem um custo ao produtor. Se essa tecnologia reduzir perdas, o produtor ganha”, revela Gomes.

Os estudos mostram também ganhos de peso semelhantes entre os animais que receberam o suplemento em pó ou aglomerado.

Dessa forma, o benefício da versão granulada vem com o menor uso de suplemento mineral, o que pode gerar economia.

Gomes acredita que o custo da suplementação seja de aproximadamente R$ 27,00 por animal, considerando um período de seis meses com consumo diário de 80 gramas por dia. O uso de suplemento aglomerado é capaz de gerar economia de até R$ 4,86 por cabeça por ano.

A quantidade de suplemento utilizado foi maior para o pó quando comparado ao aglomerado, enquanto que o peso ganho foi o mesmo nos dois tratamentos.

A quantidade maior gasta pelo pó se deve, principalmente, por se perder na chuva ao se carregar o suplemento para fora do cocho.

Aglomerado x Pó

Entre 2016 e 2018, os experimentos foram executados em 55 hectares da Embrapa, divididos em 12 piquetes de braquiarião, subdivididos em seis com tratamento mineral em pó, e seis com aglomerado.

Em cochos bombonas (descobertos), machos e fêmeas, cruzados e das raças Caracu e Senepol, foram distribuídos, uniformemente, em todos os tratamentos.

A fim de conhecer as perdas ocorridas durante as chuvas, os cochos contavam com orifícios milimétricos e, abaixo deles, filtros para retenção da fração sólida, escoada durante as águas.

As sobras além de pesadas seguiam para análise química. No segundo ano, também se coletou a água escoada para estudo.

Os cientistas ainda testaram a hipótese de que o suplemento granulado empedra menos. Com um equipamento chamado penetrômetro, mediu-se a força para furar a massa, algo semelhante a testar a dureza de uma fruta.

“O foco era o comportamento de empedramento desse suplemento e constatamos que o pó empedra mais com o passar dos dias no cocho”, declara o pesquisador, revelando que por meio da análise do filtro nos cochos, foram detectadas perdas de elementos fundamentais na alimentação dos animais, como o fósforo.

“Esse nutriente é importante no metabolismo animal e impacta em seu ganho de peso”, detalha o cientista.

O médico-veterinário Márcio Bonin, de uma empresa parceira da Embrapa na pesquisa, reforça que o empedramento traz problemas.

“Os animais não consomem, de forma adequada, o material ‘lavado’ e empedrado, não obtendo o suficiente para melhor desempenho e, por consequência, não têm uma performance adequada”, afirma ele explicando que, para o produtor, as perdas significam a compra de mais suplemento para obter igual resultado.

A força para penetrar a massa do suplemento em pó foi mais que o dobro da necessária para o aglomerado.

A velocidade com que esse empedramento acontece é igualmente maior no produto em pó. Isso sugere que o consumo pelos bovinos sofre alterações com o empedramento e é mais evidente no produto em pó. Assim, o rebanho consumirá minerais em níveis menores do que os necessários.

Por dentro da dieta

A suplementação mineral complementa a dieta animal na época de chuvas, quando há abundância de pasto.

Entretanto, apesar de uma significativa melhora na composição da forragem, como proteína, carboidratos e fibras, não há, na mesma proporção, melhorias na composição mineral.

O pesquisador da Embrapa Luiz Orcírio Oliveira revela que o potencial de ganho de peso proporcionado pela vantagem dos componentes orgânicos corre o risco de ser limitado pela ausência ou deficiência de minerais.

Para a produção de animais jovens e precoces, a suplementação é essencial, na seca e nas águas, segundo Oliveira.

“Dados que acompanhamos em diversas propriedades na região de Cerrado, em pastagens de Brachiaria brizantha, dividindo o ano em dois períodos (seca e águas), mostraram que com apenas suplementação de mineral nas águas e proteicos na seca, os ganhos médios em cada período são de até 200 gramas na seca, e 600 nas águas.

Isso corresponde a um ganho médio anual de 400 gramas e em tais condições é difícil terminar um animal em 24 meses.

É importante estabelecer um plano nutricional para o rebanho”, frisa Oliveira.

Geralmente, a suplementação para bovinos nas pastagens brasileiras exige os seguintes ingredientes e sua matéria-prima:

Cálcio – Carbonato de cálcio;

Fósforo – Fosfato bicálcico;

Sódio – Sal branco;

Enxofre – Flor de enxofre;

Magnésio – Óxido ou sulfato de magnésio;

Manganês – Sulfato de manganês;

Ferro – Sulfato de ferro;

Zinco – Óxido ou sulfato de zinco;

Cobre – Óxido ou sulfato de cobre;

Iodo – Iodato de cálcio ou de potássio;

Cobalto – Sulfato de cobalto;

Selênio – Selenito ou selenato de sódio.

“Em determinadas situações outros minerais são necessários, como, por exemplo, o potássio em casos de déficit em dietas para vacas de leite, ou o cromo no estresse da desmama para bezerros.

Já há áreas com excesso de certos minerais, como ferro e manganês, em algumas regiões do Pantanal”, pondera Oliveira, que recomenda o suporte de um técnico nutricionista – zootecnista, veterinário ou agrônomo – na elaboração do plano nutricional, em qualquer época do ano.

A sugestão deve-se ao fato de que, apesar dos avanços no número de animais suplementados, há uma parcela considerável com suplementação inadequada ou até mesmo sem complemento. Para os pesquisadores, não suplementar resulta em prejuízos e aumento do custo final do boi.

Mais Precoce

Gomes coordena o arranjo + Precoce, conjunto de projetos de pesquisa no qual o experimento se insere. Executado desde 2014 pelos pesquisadores da Embrapa Gado de Corte e Embrapa Pantanal, a proposta busca alinhar-se aos problemas enfrentados pela cadeia do novilho precoce.

Um dos resultados disponíveis, até o momento, é a prática IATF + Cio, que adota o uso de bastões marcadores para auxiliar a identificação de cio e a aplicação de hormônio (GnRH), no momento da inseminação artificial por tempo fixo (IATF).

A iniciativa tem como instituições parceiras a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Universidade Federal do Ceará (UFC) e Universidade Estadual de Londrina (UEL); a Associação Brasileira de Produtores Orgânicos (ABPO); e a Associação Sul-Mato-Grossense de Produtores de Novilho Precoce (ASPNP).

Em futuro próximo, a equipe disponibilizará uma plataforma web com os dados de vários sistemas de produção do novilho precoce, permitindo ao usuário simular qual será o retorno econômico desses sistemas em sua própria realidade.

Foto: Thiago Araújo

 Foto: Andrei Neves

Foto: Andrei Neves

Foto: Thiago Araújo

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

Carta de convocação

- Publicidade-