30.5 C
Dourados
quinta-feira, 28 de março de 2024

Aplicativo reúne informações sobre saneamento básico de todo o Brasil

- Publicidade -

02/07/2018 15h02 – Por Agência Nacional de Águas

A situação do tratamento dos esgotos e dos abastecimentos das cidades do Brasil pode ser conferida a partir de agora pelo celular ou tablet.

A Agência Nacional de Águas (ANA) lançou o aplicativo Atlas Água e Esgoto, disponível para download gratuito na Play Store e na App Store.

Por meio dele, é possível conferir, em detalhes, a situação do saneamento básico por município, estado e região.

De acordo com o diretor de Planejamento de Recursos Hídricos da agência, Marcelo Cruz, a intenção é que, com o aplicativo, a sociedade tenha informações para reivindicar melhoras.

“Além disso, o aplicativo tem um caráter educativo ao indicar os sistemas produtores e mananciais de abastecimento em cada município, já que provavelmente a maioria dos brasileiros não sabe de onde vem a água que consomem nas cidades”, avalia o diretor. As informações que estão disponíveis no Atlas são as seguintes:

Esgotos

Sobre os esgotos, o aplicativo mostra a carga gerada, coletada e tratada. O corpo d’água que recebe o remanescente da carga orgânica e sua capacidade de diluição.

Também é possível conferir a população atendida pelos serviços e quanto o município precisa investir para universalizar e assegurar a adequada coleta e tratamento de esgotos em cada município até 2035.

Abastecimento

Em relação ao abastecimento, o Altas traz informações sobre o prestador do serviço, o manancial de abastecimento do município e o sistema produtor de água.

Ele ainda informa se o manancial e o sistema produtor de águas são suficientes ou se o município precisa de uma alternativa para atender a população projetada até 2025.

Comunicação

Por meio do aplicativo também será possível entrar em contato com a Agência Nacional de Águas para que os usuários relatem os problemas de suas cidades.

Pelo aplicativo, é possível consultar o manancial que abastece o município

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-