21 C
Dourados
sexta-feira, 29 de março de 2024

Controle de plantas daninhas na pré-semeadura de inverno

- Publicidade -

14/06/2018 09h04 – Por Embrapa Trigo

Uma das operações mais importante na pré-semeadura de inverno é o controle plantas daninhas para evitar infestações futuras.

As sementes de plantas daninhas podem germinar após a colheita das culturas de verão e se desenvolver antes da semeadura de inverno.

As sementes de soja resistente ao herbicida glifosato, resultante das perdas de colheita mecanizada, também originam plantas que se constituem em planta daninha importante e devem ser controladas antes da semeadura.

As principais plantas daninhas gramíneas existentes em lavouras de inverno da Região Sul são o azevém e a aveia preta.

Já entre as folhas largas de maior ocorrência estão espécies como nabo ou nabiça, ervilhaca, cipó-de-veado, erva-de-bicho, língua-de-vaca, flor roxa, erva salsa, serralha, silene e gorga.

Como o número de moléculas de herbicidas registradas para controle (dessecação) de plantas daninhas antecedendo a semeadura de cereais de inverno é considerado pequeno, o produtor precisa ficar atento a plantas resistentes aos herbicidas.

A ocorrência de buva, capim amargoso e azevém resistentes ao glifosato e nabo resistente aos inibidores da ALS tem sido problemas recorrentes nas lavouras.

A dessecação da área deve ser realizada entre 20 e 30 dias após a colheita de verão, tempo necessário para que as plantas daninhas desenvolvam área foliar suficiente para absorver o herbicida.

“A aplicação dos herbicidas deve ser realizada com antecedência de 15 a 30 dias da semeadura de inverno.

Se houver ‘escape’ de plantas da primeira aplicação, ainda é possível fazer uma segunda aplicação dois dias antes da semeadura”, orienta o pesquisador Leandro Vargas, lembrando que, sob chuva intensa logo após a aplicação, principalmente em solos de textura arenosa e com níveis de matéria orgânica abaixo de 2%, alguns herbicidas podem causar fitotoxicidade às culturas de inverno.

Ainda, o controle de plantas daninhas resistentes deve contar com herbicidas com diferentes mecanismos de ação ou mesmo capina manual.

Dessecação na pré-semeadura de inverno - Foto: Joseani Antunes

Azevém resistente infestando lavoura de trigo - Foto: Paulo Kurtz

Buva resistente à herbicida - Foto: Luiz Magnante

Aplicação de defensivo - Foto: Christiane Comas

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-