26.6 C
Dourados
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Projeto considera essenciais todos os serviços bancários

- Publicidade -

04/08/2012 15h20

Serviços bancários de qualquer natureza, em especial o atendimento ao público, serão considerados essenciais.

Projeto de lei com essa finalidade está na Comissão de Assuntos Sociais (CAS), onde aguarda parecer do senador Romero Jucá (PMDB-RR).

A proposta, do senador Ciro Nogueira (PP-PI), modifica a lei que trata do direito de greve, define as atividades essenciais e regula o atendimento das necessidades inadiáveis da comunidade (Lei 7.783/1989) para incluir todos os serviços bancários como essenciais. Pela legislação em vigor, apenas o a compensação está no rol das atividades essenciais.

O autor argumenta, ao justificar o projeto (PLS 127/2012), que a Constituição federal prevê o direito de greve, mesmo em atividades consideradas essenciais.

No entanto, as necessidades inadiáveis da sociedade devem ser atendidas e a paralisação dos trabalhadores não pode colocar em perigo iminente a sobrevivência, a saúde ou a segurança da população.

Na avaliação de Ciro Nogueira, é possível garantir o direito de greve e, ao mesmo tempo, o acesso da população aos serviços bancários.

Ele ressaltou ainda que com a informatização das instituições financeiras, o serviço de compensação bancária reduziu muito o quadro de trabalhadores.

Porém, outros serviços fundamentais para o cidadão não são considerados legalmente essenciais.

“Com intuito de atender às necessidades dos cidadãos brasileiros, este rol deve contemplar todos os serviços bancários a toda população e não só a compensação bancária (como já previsto em lei), mas também aos idosos, gestantes, deficientes físicos e à sociedade de um modo geral, pois todos são de utilidade pública, essenciais à própria vida e, portanto, não podem ter interrupção”, ressaltou.

A matéria já foi aprovada na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) e receberá decisão terminativa da CAS.(Agência Senado)

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights