Bimboo

 

Previsão do Tempo

Dourados
+20°C
10/05/2012 17h47 - Atualizado em 10/05/2012 17h47

Especialista sugere cautela no campo

Pesquisador da Fundação MS disse que momento não é de euforia e sim de cautela para a agricultura

 
 
Renato Roscoe destaca que esse é o momento dos agricultores terem cautela no campo. Foto: Hédio Fazan

Renato Roscoe destaca que esse é o momento dos agricultores terem cautela no campo. Foto: Hédio Fazan

Leonel Jonas

O engenheiro agrônomo da Fundação MS, Renato Roscoe, ministrou palestra para agricultores na 48ª Exposição Agropecuária e Industrial de Dourados (Expoagro) na manhã de ontem, primeiro dia da maior e mais importante feira de Mato Grosso do Sul. Rascoe disse aos produtores rurais que o momento não é de euforia, e sim, de organização no campo.

Doutor em Custo de Produção e Rentabilidade, Renato Roscoe, explicou que a classe produtiva não pode se deixar levar pelo alto preço que encontra-se á soja. “O valor elevado da saca do grão pode fazer com os produtores percam a cautela e não se organizem para próxima safra”, explicou.

O pesquisador disse ainda, que esse é o momento para pôr as contas em dia e que hoje o custo de produção e a rentabilidade do produto favorecem o agricultor. “Essa é a hora de colocar a cabeça no lugar e não fazer dívidas e sim estabilizar a situação no campo”, ressaltou.

Além de Rascoe, participaram do Simpósio Dirceu Luiz Broch, pesquisador da Fundação MS. Dirceu falou sobre os Fatores Importantes para a Alta Produtividade da Soja com Ênfase na Adubação. Ricardo Barros palestrou sobre os Desafios e Ameaças Fitossanitárias.

Para Ricardo, os agricultores devem sempre estar alerta ás doenças que podem prejudicar uma boa produção na safra. “Vamos alertar o agricultores sofre doenças da soja, os produtores devem ficar alertar com relação a pragas em sua plantação”, disse.

Vários produtores rurais de Dourados e da Região participaram do simpósio. Antônio Carlos Guimarães é agricultor em Rio Brilhante e veio para a palestra, há dez anos ele prestigia á feira. “Todo ano volto para casa com muito conhecimento obtido na Expoagro, isso ajuda a melhorar a minha produção”, falou Guimarães.

No período da tarde, aconteceu o 1º Workshop de Bovinos de Corte onde foram debatidos temas como a “Recuperação de Pastagens Degradadas”, tendo como palestrante o engenheiro agrônomo Ademir Hugo Zimmer, da Embrapa Gado de Corte; o “Controle de Resíduos em Carnes”, tendo como palestrante o médico veterinário João Nolberto Ormay, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; e “Controle Sanitário da Fronteira Brasil/Paraguai”, tendo como palestrante o médico veterinário Elvio Patatt Cazola, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Seja o primeiro a comentar!

Envie seu Comentário!

Restam caracteres. * Obrigatório
Digite as 2 palavras abaixo separadas por um espaço.
 

Expediente | Anunciar no site | Trabalhe Conosco | Contato

As notícias veiculadas nos blogs, colunas e artigos são de inteira responsabilidade dos autores.
Copyright © 2011 - DouradosAgora - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Lobo Tecnologia&Internet

logo-bimboo