08/03/2013 07h59 - Atualizado em 08/03/2013 07h59
Douradosagora
A comunidade gloriadouradense se prepara mais uma vez para encenar um dos maiores espetáculos a céu aberto do Centro-Oeste. A produção está preparando um final muito especial, que o publico poderá conferir nos dias 28 e 29 de março, às 20h30.
A entrada é um 1 kg de alimento não perecível. Os donativos são arrecadados pela Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Sasc) e distribuídos às entidades filantrópicas e famílias que apresentam índice de vulnerabilidade social na esfera municipal.
Todos os anos, desde 2005, a cidade de Glória de Dourados revive momentos importantes da vida de Jesus Cristo. O evangelho é encenado a partir de passagens importantes que foram narradas pelos evangelistas, Mateus, Marcos, Lucas e João, destacando deste modo os últimos dias da vida de Cristo junto a seu povo. A cada ano, a comunidade se mobiliza numa maratona de ensaios, produção e divulgação para o tão esperado dia das apresentações para o grande público que todos os anos lotam o Espaço Cultural Auta Nazário Nobre localizado na arena do Parque de Exposições Manoel Alves de Azevedo, (Defap).
Durante 40 dias, cerca de 250 atores voluntários dedicam-se com muito empenho aos ensaios que geralmente são feitos no local, nos finais de semana, alguns ensaios são realizados durante a semana, quando necessário, entretanto, a equipe de produção já está na preparação desde janeiro deste ano, quando se iniciaram a mobilização com as primeiras providências para viabilização do evento. O envolvimento da produção é quase que espontânea, porque já há uma expectativa grande entorno da produção que a cada ano traz novidades para o espetáculo. Já foram representadas diversas cenas do evangelho, seguido de diferentes efeitos especiais e também participações de renomados artistas sul-mato-grossenses de diferentes modalidades artísticas que durante todos estes anos contribuíram de modo significativo para o enriquecimento do espetáculo.
Nesta 9ª edição da Paixão de Cristo a expectativa é grande, como em todos os anos anteriores, porém a cada ano aumenta o número de participantes, o que a soma-se para engrandecer o grupo. O espetáculo conta com participações até mesmo de alguns municípios vizinhos como, Deodápolis e Jateí, onde a juventude se mobilizou para fazer parte da encenação. Para esta 9ª edição estão sendo preparados trechos importantes do evangelho, como alguns ensinamentos de Jesus relatado no evangelho de Lucas e também a tão esperada passagem narrada por João em que ele relata a Ressurreição de Lázaro. Cenas como esta que serão apresentadas neste ano foram sugestões do público e também de alguns componentes.
Para o diretor municipal de Cultura e diretor do espetáculo, Fábio Germano, “a Paixão de Cristo é antes de tudo a celebração do que chamamos interculturalidade, a partir desta ação os diferentes seguimentos da sociedade se juntam e se mesclam em um ideal comum dentro de um mesmo espaço, respeitando as diferenças. A arte é o meio pelo qual os ‘diferentes’ se unem. É a possibilidade de despertar talentos, inclusão social, fomento a cultura artística e também é a celebração da fé, vinda do povo e para o povo. Pode-se dizer que é uma conquista da comunidade pelo direto de preservar suas tradições através da arte”.
