21.5 C
Dourados
sábado, 20 de abril de 2024

População madruga e enfrenta filas para obter documento RG

- Publicidade -

03/04/2014 07h51 – Atualizado em 03/04/2014 07h51

População ‘madruga’ e enfrenta filas para obter documento RG

Valéria Araújo

A população de Dourados está “madrugando” e enfrentando longas filas para conseguir a emissão do Registro Geral (RG), popularmente conhecido como documento de identidade. Ontem pelo manhã, por volta das 7h, mais de 50 pessoas já estavam em frente ao Núcleo de Perícias de Dourados. Muitas delas chegaram às 3h.

É o caso da auxiliar de limpeza Roseli Marques. Ela contou ao Dourados Agora que já estava há 4 horas na fila quando o núcleo responsável pelas emissões iniciou os trabalhos.

Conforme ela, os usuários estão enfrentando verdadeiro “calvário” para conseguir senhas. “A minha amiga já tinha ido pela terceira vez e não conseguiu senha. Por isso resolvi levantar às 3h da manhã para tentar conseguir para ela. Quando cheguei já havia pessoas na fila. Quando o Núcleo abriu às 7 horas eu já estava há 4 horas em pé, já que não tem um banco para sentar lá fora. Tomar água e ir ao banheiro só acontece quando o núcleo está aberto. às 7h o sol já estava “escaldante” e tínhamos que permanecer na fila”, conta.

Enquanto a procura é de 100 pessoas por dia, estão sendo distribuídas 50 senhas por dia, sendo 10 delas para o atendimento preferencial. O número significa a metade da demanda. O restante dos usuários que não conseguiram a emissão precisam voltar no dia seguinte.

O vice-presidente do Sindicato dos Policiais Civis de Mato Grosso do Sul (Simpol-MS) Roberto Simião disse ao Dourados Agora que o número reduzido de atendimentos está relacionado ao déficit de papiloscopistas, que são os responsáveis pela emissão da carteira de identidade.

Conforme ele, com uma população de 200 mil habitantes a cidade de Dourados conta com apenas seis papiloscopistas que além das coletas das impressões digitais para a emissões dos RGs também atuam em todas as investigações criminais. “O grupo, apesar de pequeno, faz mais de 1 mil atendimentos por mês”, destaca.

O problema, segundo ele, é que dos seis papiloscopistas disponíveis hoje, três estão prestas a se aposentar e um passou em um concurso fora do Estado. Com isto nos próximos dias apenas dois papiloscopistas estarão disponíveis, o que pode agravar o problema.

Simião explica que a expectativa é de que até o final de agosto, a situação seja amenizada. “O Governo do Estado já atendeu a uma solicitação do Sindicato que pediu o aumento de vagas no concurso público para novos policiais. passou de 20 para 50. Com isto cresce a expectativa de que seja destinado um maior número de profissionais papiloscopistas para Dourados.”, destaca.
De acordo com ela, a forte demanda também é resultado da emissão gratuita autorizada pelo Governo do Estado.

 Longas filas “castigam”  população  de Dourados para a emissão do RG. Foto: Hédio Fazan

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights