25/07/2013 06h59 - Atualizado em 25/07/2013 06h59
fotos - Douradosagora
Douradosagora
O frio persiste em várias regiões do país e a temperatura terá ligeira elevação no sábado, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Em Dourados, geou novamente esta madrugada, a mínima hoje foi de 1º centígrados e a máxima não passa de 17ºC. Por volta das 6h, termômetro marcava 2ºC. Não há previsão de chuva e a umidade relativa do ar ficará em torno de 89%.
Amanhã, 8ºC e 21ºC; sábado, 11ºC e 24ºC; domingo, 11ºC e 26ºC. Na segunda-feira, 12ºC e 26ºC e na terça, os termômetros sobem bastante e as temperaturas oscilarão entre 14ºC e 30ºC.
A madrugada de ontem foi a mais fria dos últimos 13 anos em Dourados. Desde julho de 2000 a cidade não registrava temperatura negativa. A paisagem em vários pontos da cidade ficou coberta pelo gelo. Em Amambai, os termômetros chegaram a -1,6°C, a menor temperatura registrada no ano em Mato Grosso do Sul. Moradores de Bela Vista e Rio Brilhante também sofreram com a temperatura abaixo de zero grau.
O agrometeorologista da Embrapa Agropecuária Oeste, Ricardo Fietz, explica que o frio é decorrente de uma massa de ar que veio da Argentina e que já está castigando todo o sul do país.
“A geada já era esperada em várias cidades da região sul do Estado. Nos próximos dias a temperatura tende a aumentar. Após o primeiro impacto a frente fria sempre perde força, mas o frio deve permanecer por alguns dias”, explicou Ricardo.
Segundo o pesquisador da Embrapa, o geada não vai castigar o campo, que está com a colheita do milho avançada. “Somente a pecuária vai sentir o frio por conta das pastagens. O milho já está com boa parte colhido. A cana-de-açúcar é mais resistente e somente temperaturas mais baixas afetam a produção”, informou Ricardo Fietz.








