30.5 C
Dourados
quinta-feira, 28 de março de 2024

Saiba quem é Michel Temer, o novo vice-presidente do Brasil

- Publicidade -

Aos 69 anos, Michel Temer, presidente do PMDB, carrega ao mesmo tempo a experiência de ter comandado a Câmara dos Deputados por três vezes – ocupa o cargo atualmente – e o carma de ter ajudado a sustentar o governo do tucano e hoje oponente Fernando Henrique Cardoso. Com maioria dentro da legenda, Temer foi escolhido para ser o vice de Dilma Rousseff (PT), presidente eleita no país com 56% dos votos válidos.

Paulista de Tietê (cidade a 121 km de São Paulo), Temer foi eleito presidente da Câmara pela terceira vez no ano passado, quando já fazia parte da base de apoio ao governo Lula. Na era FHC (1995-2002), no entanto, seu partido esteve colado ao PSDB, justamente no período em que ele foi alçado à presidência da Câmara nas duas ocasiões anteriores.

Considerado um dos homens mais influentes do Brasil, os primeiros passos de Temer na política vieram apenas em 1984, quando foi nomeado secretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo pelo então governador Franco Montoro. Dois anos mais tarde, elegeu-se suplente de deputado federal pelo PMDB. Assumiu a cadeira na Câmara em 1987. Reeleito deputado em 1990, deixou o posto três anos depois e retornou à Secretaria de Segurança Pública, dessa vez na gestão de Luiz Antônio Fleury Filho. Após ficar um ano no cargo, voltou para a Câmara, quando se reelegeu deputado pelo PMDB.

A partir de então, sua carreira política decolou. Tido como um dos maiores defensores da reeleição de FHC, teve sua fidelidade recompensada com a presidência da Câmara, em 1997, e depois em 2001. Nesse período, ocupou a Presidência da República interinamente por duas vezes, em janeiro de 1998 e junho de 1999.

Esta não foi a primeira vez que Temer disputou uma eleição na condição de vice. Em 2004, ficou pelo caminho quando tentou chegar à Prefeitura de São Paulo na chapa encabeçada por Luiza Erundina (PSB).

Além de ter mudado de lado, o presidente do PMDB foi suspeito de ter participado de dois escândalos de corrupção. O primeiro foi em 2009, quando seu nome apareceu 21 vezes na operação Castelo de Areia, da Polícia Federal, que tem como alvo principal a construtora Camargo Corrêa, investigada por crimes financeiros e supostas doações ilegais a partidos.

Neste ano, Temer voltou a ser vinculado a suspeitas de corrupção com a operação Caixa de Pandora, que investigou o mensalão do DEM, esquema de pagamento de propina a aliados no Distrito Federal que custou o cargo do governador eleito, José Roberto Arruda (sem partido, ex-DEM). Em ambos os casos, o presidente da Câmara nega envolvimento.

Antes de mergulhar na política, Temer, que é advogado, deu aula de direito constitucional na PUC (Pontifícia Universidade Católica) de São Paulo e foi Procurador do Estado de São Paulo, o que lhe rendeu o cargo de Procurador-Geral do Estado por duas vezes. O vice de Dilma tem quatro filhos, três com a primeira mulher. A atual é a ex-candidata a miss Paulínia Marcela Tedeschi Temer, de 26 anos, com quem ele tem seu filho caçula, de um ano. (R7)

Michel Temer

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-