28.1 C
Dourados
sexta-feira, 29 de março de 2024

Depressão na velhice tem ligação com o alto índice de colesterol

- Publicidade -

Na velhice é muito comum apresentar problemas na saúde mental

Um estudo francês indica que o colesterol pode influenciar o desenvolvimento da depressão.

Isso porque o tipo de lipídio que é comum no organismo, além de apontar para os derrames, pode alterar os níveis do colesterol no sangue, aumentando assim a incidência da doença na idade avançada.

A pesquisa, feita pela Universidade de Montpellier 1, acompanhou homens e mulheres com mais de 65 anos durante sete anos, seguiu as variações dos níveis de lipídios no sangue e o desenvolvimento de depressão em alguns indivíduos.

O resultado do estudo foi publicado no periódico Biological Psychiatry e sugere que nas mulheres a depressão é associada aos baixos níveis do colesterol bom (HDL).

Isso as deixava em uma faixa de maior risco de doenças vasculares, incluindo o AVC, aumentando o risco de lesões nas veias do corpo.

Em contrapartida, os homens eram mais propensos a desenvolver esses mesmos problemas quando tinham redução nos níveis do colesterol ruim (o LDL).

Aqueles com tendência à depressão eram os maiores afetados, desenvolvendo transtornos mentais, mesmo que a saúde cardiovascular estivesse protegida.

“O tratamento para os problemas ligados ao colesterol na idade avançada deve diferir de acordo com o sexo do indivíduo.

Nos homens, a baixa no LDL, que é benéfica para a saúde do organismo, pode deixá-los mais expostos à depressão”, conclui Marie-Laure Ancelin, autora do estudo.

A tutora do Portal Educação, psicóloga Denise Marcon, explica que além dos problemas de saúde outros fatores podem contribuir para a depressão no idoso, comprometendo sua qualidade de vida, além de oferecer risco para outras doenças que estão relacionadas com as demências senis.

“O importante é encontrar estratégias para melhorar a autoestima do idoso por meio de exercícios físicos e atividades sociais, além de acompanhamento médico adequado para sua idade”, diz Marcon.(www.portaleducacao.com.br)

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-