14.9 C
Dourados
quinta-feira, 18 de abril de 2024

PF desarticula esquema de fraudes contra o INSS

- Publicidade -

A Delegacia da Polícia Federal (PF) de Dourados, em trabalho conjunto com o Ministério da Previdência Social, desencadeou na manhã de hoje, em Ivinhema, a Operação Beline, que desarticulou esquema de fraudes contra o INSS em que atuavam servidores daquele Instituto em conluio com “agenciadores”.

Segundo a PF a sangria aos cofres públicos consistia na concessão de benefícios indevidos, repletos de irregularidades, tais como: ausência de documentação comprobatória de exercício de atividade rural, de guarda dos beneficiários menores de idade, comprovante de união estável com indícios de falsidade, benefícios requeridos após mais de 15 anos do falecimento do segurado, saques dos benefícios em cidades diversas da suposta moradia do beneficiário, dependente inserido nos sistemas do INSS, sem possuir esta condição junto ao segurado. Seis pessoas foram indiciadas.

O esquema fraudulento já causou ao INSS (e aos cofres da União), a princípio, com pagamento dos valores em atraso, um prejuízo no valor de R$ 125.250,61, estimando-se que alcance a cifra de R$ 1 milhão.

Na operação foram cumpridos oito mandados de Busca e Apreensão nas residências dos investigados, bem como na própria Agência do INSS/Ivinhema e na Sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Novo Horizonte do Sul/MS, além de medidas cautelares, tais como: a suspensão do exercício profissional do servidor do INSS, proibição de ingresso e aproximação em um raio de 300 metros da agência do INSS, além da proibição dos agenciadores de atuarem como procuradores nos processos concessórios de benefícios previdenciários, sendo que o descumprimento de tais medidas acarretará a prisão preventiva dos investigados.

A operação contou com a participação de 30 Policiais Federais e 02 servidores do Setor de Inteligência do Ministério da Previdência Social.
O nome da operação Béline é uma alusão à personagem do escritor francês Molière, trapaceira e vigarista, que se aproveitava do desconhecimento alheio para auferir vantagem financeira, inclusive falsificando documentos, como os fraudadores em questão.

Foto: Div

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights