27.4 C
Dourados
quinta-feira, 28 de março de 2024

Dourados adota política de valorização

- Publicidade -

Marli Lange

O novo secretário municipal de Educação, Edmilson Moraes, que tomou posse há cerca de dois meses, diz que está adotando uma política de valorização dos profissionais para tornar uma educação mais humanizada nos estabelecimentos de ensino do município. “Nosso objetivo é oferecer uma educação de qualidade nas escolas, quando o foco é o aluno”, esclarece o secretário, que esteve ontem visitando a diretorapresidente do O PROGRESSO, Adiles do Amaral Torres. Ele esteve acompanhado da diretora do Departamento de Ensino, Marinete Nelvo Bunes.

O secretário ressaltou que quer adotar a mesma política que utilizava quando ainda era diretor da Escola Estadual Antônia da Silveira Capilé, onde a valorização do profissional começava desde o zelador até o cargo mais elevado da instituição.
Dentro deste programa de humanização, Edmilson Moraes quer alcançar metas dentro da Secretaria e fazer a avaliação periodicamente para saber se houve avanços. Hoje, a Rede Municipal de Educação possui 25 mil alunos distribuídos entre as 44 escolas e 33 Centro Municipal de Educação (Ceim) e ainda cerca de 4 mil trabalhadores da educação.

Para começar alcançar os objetivos envolvendo toda a comunidade escolar numa só meta, já a partir do segundo semestre deste ano, está programado a realização de cursos de capacitação destinada aos diretores das escolas, coordenadores e professores.

Edmilson esclarece que a capacitação aos diretores tem como objetivo implantar um sistema de humanização, onde eles serão os multiplicadores.
A capacitação direcionada aos coordenadores visa o acompanhamento e formação pedagógica. Já para os professores seria de capacitálos para a formação de projetos educacionais. Todos os cursos terão uma parceria com a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Uems), que vão ceder profissionais para ministrar as capacitações.

PROJETOS

Além dos cursos programados para o segundo semestre, a Secretaria Municipal de Educação vai continuar com os projetos educacionais, que visam proporcionar, educação, cultura, lazer e práticas esportivas.
Entre os projetos estão o de leitura nas escolas, como Programa Jornal e Educação do jornal O PROGRESSO e o Próletramento, que visa capacitar professores de Língua Portuguesa e Matemática. “São muitos os projetos dentro da Secretaria, que visam especialmente oferecer ao aluno educação, lazer, práticas esportivas, entre outros benefícios, que para muitos, vai ajudar a minimizar a vulnerabilidade social”, diz Marinete.

O secretário Edmilson Moraes e a diretora do Departamento de Ensino, Marinete Nelvo

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-