21 C
Dourados
sexta-feira, 29 de março de 2024

Secretaria prioriza pedagógico

- Publicidade -

A Secretaria Municipal de Educação reuniu os coordenadores pedagógicos da rede municipal de Dourados, ontem, 29, para apresentar o projeto de aperfeiçoamento, acompanhamento e avaliação da ação pedagógica nas escolas. As principais ações do projeto são a formação continuada dos pedagogos e a discussão de instrumentos, como a estatística, para avaliar e melhorar o processo ensino aprendizagem e o contexto das relações humanas.

O coordenador pedagógico tem a função de orientar o professor e também, ser um mediador do processo ensino aprendizagem. “Para exercer essa função é importante o aperfeiçoamento através dos encontros que serão oferecidos. Assim, ao se deparar com os problemas na aprendizagem dos estudantes, o pedagogo poderá oferecer subsídios e novos caminhos aos educadores”, frisa o secretário municipal de educação, professor Edmilson Morais.

Na prática, a proposta é que os pedagogos estejam sempre atentos à ação pedagógica da escola. É a avaliação como um instrumento de retomada e de decisão sobre como resolver os problemas existentes. “ Com o levantamento dos problemas, é preciso elaborar projetos para atender as diversas situações. Não fazer o projeto por fazer, mas para atender a necessidade apresentada no grupo escolar”, avaliou o secretario municipal de educação.

A apresentação da metodologia do projeto de aperfeiçoamento e acompanhamento da ação pedagógica dos coordenadores foi realizado pela pedagoga Fátima Frota. “A intenção é auxiliar aos coordenadores da rede objetivando a melhoria do processo ensino aprendizagem e das relações humanas”, enfatiza a pedagoga.

O projeto iniciará em agosto e irá atender os coordenadores pedagógicos das escolas municipais, Centros de Educação Infantil Municipal e conveniados.
A coordenadora pedagógica da escola municipal Weimar Torres, Maria Cristina Valias, avaliou como necessário o espaço para a formação dos coordenadores pedagógicos que “ até então não existia. E só acontecia , esporadicamente, entre poucos colegas que se reuniam para estudar”.

AVANÇOS

O projeto da Secretaria Municipal de Educação apresentado aos coordenadores da rede de ensino, foi avaliado como positivo, considerando a importância do aperfeiçoamento na atividade pedagógica.

Uma outra necessidade dos coordenadores pedagógicos que está ganhando forma, é referente a situação do coordenador dentro do Plano de Cargos, Carreiras e Remunerações do município , PCCR. “As questões referentes aos ganhos, a hora atividade, a ressignificação da função do coordenador, estão sendo discutidos numa comissão”, destacou a coordenadora pedagógica Sonia Vasconcelos, da escola municipal Neil Fioravanti

Edmilson Morais apresenta projeto aos coordenadores pedagógicos da rede municipal. foto - Cido Costa

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-