Início Notícias Educação Mais Educação chega a 17 escolas de Dourados

Mais Educação chega a 17 escolas de Dourados

0

Será lançado na segunda-feira (22) em Dourados o Programa Mais Educação-Escola Integral que vai atender 3.200 alunos da Rede Municipal de Ensino. O lançamento será feito pelo prefeito Ari Artuzi e pela secretária municipal de Educação, Marlene Vasconcelos, às 7h30, no Teatro Municipal de Dourados.

Instituído em 2007 pelo governo federal, o programa começou a ser executado no ano passado, como projeto-piloto, na Escola Álvaro Brandão, no Jardim João Paulo II. No local, 200 alunos permanecem o dia todo na escola, onde recebem três refeições diárias, frequentam as aulas do ensino regular e participam das outras atividades do programa no contraturno.

Em 2010, o Programa Mais Educação-Escola Integral será implantado em mais 16 escolas municipais, que já fizeram a seleção dos alunos, de acordo com os critérios estabelecidos pela portaria de criação do Mais Educação. Cada estabelecimento de ensino terá pelo menos cem estudantes incluídos na “escola integral”.

Segundo o professor Espedito Saraiva Monteiro, coordenador do programa em Dourados, todos os projetos já foram elaborados e encaminhados para o Ministério da Educação, que nos próximos dias deve liberar os recursos para início das atividades em 16 escolas.

O prefeito Ari Artuzi disse que o Mais Educação-Escola Integral vai representar um grande avanço na educação de Dourados e garantir mais tranquilidade aos pais dos alunos selecionados. “Esses estudantes vão ficar o dia inteiro na escola, estudando e participando de outras atividades. A escola em tempo integral é mais um compromisso que nossa administração cumpre com os douradenses”, afirmou o prefeito.

O programaConforme Espedito Monteiro, o objetivo do Mais Educação é ampliar o tempo e o espaço educacional dos alunos da rede pública. Os estabelecimentos incluídos no programa oferecem jornada integral, com atividades relacionadas ao projeto político-pedagógico da escola, realizadas no contraturno. Cada escola escolheu seis atividades para serem desenvolvidas pelos alunos em 2010.

“É um momento muito especial para a educação do município, que estará contribuindo para a formação e atenção integral de crianças, adolescentes e jovens”, afirmou a secretária Marlene Vasconcelos.

Espedito Monteiro disse que, além de ampliar o tempo e o espaço educacional, o programa visa diminuir as desigualdades educacionais e incentivar o aluno a participar ativamente de todos os projetos escolares. O Mais Educação atende escolas das capitais, regiões metropolitanas e cidades com mais de cem mil habitantes. Em Mato Grosso do Sul, o programa atende Campo Grande, Dourados e Corumbá.

Cada escola possui um profissional denominado “professor comunitário”. Responsável pelo desenvolvimento do projeto e pelo monitoramento das atividades; o professor comunitário atua também como intermediador entre os profissionais da educação, educadores populares, estudantes e agentes culturais.

EscolasAs 16 escolas municipais selecionadas para a implantação do programa em 2010 são Arthur Campos Melo (Vila Cachoeirinha), Aurora Pedroso de Camargo (Parque Alvorada), Antonia Cândido de Melo (Parque das Nações II), Franklin Azambuja (4º Plano), Frei Eucário Schmitt (Santa Brígida), Januário Pereira de Araújo (Jardim Itália), José Eduardo Canuto Estolano Perequeté (Itahum), Laudemira Coutinho de Melo (Jardim Santa Maria), Padre Anchieta (Vila Formosa), Clori Benedetti de Freitas (Jóquei Clube), Elza Farias Kintschev (Cohab II), Manoel Santiago (Vila Rosa), Sócrates Câmara (Canaã I), Vereadora Albertina de Matos (Vila Mari) e Weimar Gonçalves Torres (Jardim Clímax).

Sair da versão mobile