Início Notícias Cidades Comissão da OAB/MS explica sobre direito de luto

Comissão da OAB/MS explica sobre direito de luto

0

31/01/2014 07h52 – Atualizado em 31/01/2014 07h52

OAB/MS

Lidar com a perda de um ente querido não é nada fácil. Mas, o que muitas pessoas desconhecem é que em casos de falecimento na família, o empregado que trabalha com carteira registrada tem o direito a dois dias consecutivos de ausência. É o que prevê a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

O presidente da Comissão dos Advogados Trabalhistas da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS), Mário Cezar Domingos Machado, destaca que em caso de morte o funcionário poderá deixar de comparecer ao serviço sem prejuízo do salário. “A falta não pode ser descontada. O empregado apresenta o atestado de óbito, de preferência até o fechamento da folha, e a falta é justificada”, afirma.

A justificativa vale para perda do marido ou esposa, irmãos, os ascendentes – no caso pai e mãe – e descendentes, os filhos. O advogado explica que a lei vale também para dependente declarado na carteira de trabalho ou na previdência, e não coloca limite para ascendentes, podendo ser válido para a perda dos avós, inclusive. No entanto, alguns juristas entendem que o termo ascendente só vale para primeiro grau de parentesco. “Em relação a perda de avó ou avô, vai muito do bom senso do empregador. A legislação demostra a intenção em aparar o cidadão em um dos momentos mais difíceis da vida, tentando trazer um pouco tranquilidade nesses dois dias antes do retornar ao ambiente de trabalho”, acrescenta Mário Cezar.

Sair da versão mobile