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Seminário aborda panorama da pós-graduação nos institutos federais

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21/05/2014 13h50

Evento realizado pela Capes reuniu especialistas na área para tratar das diretrizes fundamentais no cenário da pós-graduação no País.

Com objetivo de discutir as diretrizes norteadoras para a construção do papel dos institutos federais no cenário da pós-graduação nacional, o Ministério da Educação (MEC) em parceria com a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), promoveu o o seminário “A Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica no Sistema Nacional de Pós-Graduação”.

O evento foi realizado na última segunda-feira (19), na sede da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Na ocasião foi abordada a importância de se planejar diretrizes para a inserção dos institutos federais no Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG) foi amplamente debatida.

“A partir de diretrizes bem construídas e pactuadas entre a Capes e os gestores dos institutos, poderemos ter mais claro o caminho de atuação da rede federal com maior vinculação ao cumprimento de sua função social.”, afirmou o secretário da Setec, Aléssio Trindade de Barros.

Os mestrados profissionais em rede foi relembrado pelo diretor de avaliação da Capes, Lívio Amaral, que reforçou a importância e a sua implementação nos institutos federais.

“Temos tido bons resultados com os mestrados profissionais e pretendemos cobrir todas as matérias da educação básica. O que nos parece muito oportuno é a criação de um mestrado profissional em rede para formar professores de educação tecnológica”, disse.

O presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), Luiz Caldas, enfatizou a necessidade da participação da Capes nas discussões.

“É simbólico que essa conversa se faça aqui na Capes, que tem uma importância crucial para consolidação do trabalho da pós-graduação no país.

Precisamos dessa expertise e desse apoio da Capes”, afirmou.
(Portal Brasil com informações da Capes)

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