Início Notícias Dourados Aplicativo para celular mapeia rota do crime contra mulher

Aplicativo para celular mapeia rota do crime contra mulher

0

26/05/2014 06h48 – Atualizado em 26/05/2014 06h48

Aplicativo para celular mapeia rota do crime contra mulher em Dourados

Disque 180 já está disponível em todo o Brasil para denúncias contra violência contra mulheres.

Valéria Araújo

Um aplicativo para ser baixado no celular, o Clique 180, mapeia a rota da violência contra a mulher em Dourados. A ferramenta disponível em todo o Brasil desde ontem (25), permite que as mulheres identifiquem a maior incidência de crimes em regiões do município. Também serão indicados, por exemplo, locais pouco iluminados ou onde há ocorrências de roubos na cidade.

De acordo com a assessora técnica da Coordenadoria de Políticas Públicas de Dourados, Elisa de Oliveira, o sistema já mapeia Dourados. “A ferramenta é colaborativa, ou seja, terá informações prestadas por vítimas ou testemunhas. As informações ali contidas poderão auxiliar as usuárias a se prevenirem, porque vão evitar passar, por exemplo, por lugares que oferecem risco a elas”.

Outro serviço importante, segundo Elisa é que o sistema disponibiliza as vítimas ou usuárias os dados de localização dos serviços da Rede de Atendimento mais próximos e sugestões de rota física para chegar até eles. Integram ainda o aplicativo conteúdos como a Lei Maria da Penha.

Com linguagem simples, direta e objetiva, a ferramenta possibilita que a vítima possa reconhecer todas as formas de violência como as psicológicas. Nesta lista também estão as encoxadas, a violência racial, a lesbofobia, a violência institucional, o assédio moral, o femicídio, o tráfico de pessoas,entre outros. “Quando identificada a situação de violência, a ferramenta lhe apoia a tomar a decisão sobre o que fazer e em que local obter ajuda. Outra função do aplicativo é a chamada rápida para o Ligue 180, que amplia as possibilidades de chegada a esse serviço reconhecido pela sua utilidade pública”, destaca Elisa.

Segundo ela, fato preocupante é que nem todas as mulheres poderão ter a sua disposição este serviço, apesar de gratuito. “O aplicativo e baixado de graça, mas exige uma tecnologia para os sistemas IOS do Iphone e Android dos demais smartphones, o que não é acessível para boa parcela da população”, conta.

Outro assunto a ser discutido em todo o Estado é se há efetivo policial para atender a todas as chamadas de forma emergencial. “Vamos buscar todas estas respostas”, destaca.

Violência

Hoje, Dourados é considerada a segunda maior cidade do Estado em número de assassinatos contra mulheres. O município fica atrás apenas de Ponta Porã (na fronteira com o Paraguai), que é a mais violenta do Estado, segundo o Mapa da Violência 2012, elaborado pelo Instituto Sangari com o Ministério da Justiça. Em 2014, os números seguem crescendo. Já nos dois primeiros meses do ano, a Delegacia da Mulher de Dourados registrou 232 casos somente de violência doméstica. Isto sem contar com os casos registrados, como agressões ou tentativas de homicídio contra mulheres.

Sair da versão mobile