Início Notícias Dourados Técnicos Administra​tivos da UFGD vão criar novo sindicato dia 10

Técnicos Administra​tivos da UFGD vão criar novo sindicato dia 10

0

05/06/2014 12h17

Assessoria

Na próxima terça-feira, dia 10 de junho, servidores da UFGD e do Hospital Universitário de Dourados vão se reunir em assembleia para criar o Sindicato dos Técnicos Administrativos das Instituições Federais (SINTEF). Atualmente, os mais de 900 servidores técnico-administrativos da UFGD e do Hospital Universitário estão ligados ao SISTA, entidade sindical que passará a representar apenas os trabalhadores ligados à UFMS.

Gilberto Braga e Franz Mendes já foram coordenadores da seccional do SISTA em Dourados. Eles enfatizam que os sindicatos dos técnicos administrativos foram determinantes para a conquista do Plano de Carreira. Em 1984 aconteceu a primeira greve dos técnicos, exigindo a estruturação de um plano de carreira, que foi decretado em 1987 após uma segunda greve.

Em 2005, os movimentos grevistas conquistaram o Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação, que garante progressões salariais aos profissionais técnico-administrativos que apresentem bom desempenho, que participem de cursos de atualização, ou que busquem continuar seus estudos de graduação e de pós-graduação.

“O sindicato tem uma força muito grande, um poder de debater com as forças políticas da universidade e da sociedade. Unidos, fortalecemos o sindicato e podemos usar essa força como instrumento em defesa dos trabalhadores”, analisa Gilberto Braga.

Avanços do sindicato em Dourados

Gilberto é servidor desde a década de 1980, e trabalhou muitos anos como técnico da UFMS. Atuou como diretor da seccional do sindicato em Dourados duas vezes, e participou de várias gestões do sindicato. Sua visão é de que houve muito avanço em favor dos trabalhadores, mas que o sindicato deve ser dinâmico e estar atento a novas demandas e a problemas que surgem ao longo do tempo.

Ao citar um exemplo de mobilização além das greves, Franz destaca a mobilização do sindicato dos técnicos para a duplicação da Guaicurus: “Isso é um efeito positivo da união sindical, um benefício que vai atender não só os sindicalizados, mas estudantes, e toda comunidade douradense. O sindicato tem esse papel de lutar não só por aumento salarial e por melhoria nas condições de trabalho, mas por benefícios para a sociedade como um todo”, argumenta Franz.

Outra conquista do sindicato de técnicos administrativos foi o Espaço do Servidor, um local na unidade 2 onde trabalhadores da UFGD podem descansar. “Muitas pessoas reclamavam porque precisavam se trancar dentro da própria sala onde trabalhavam para descansar no seu horário de almoço, muitos nem tinham espaço para poder deitar ou esticar as pernas. A falta de um intervalo afeta diretamente no nível de estresse e na qualidade de trabalho do servidor, e por isso conversamos com a reitoria para conseguir este espaço”, relembra Gilberto.

Em breve, o Centro de Convivência terá um espaço ainda melhor para o descanso dos servidores. Isso também é fruto da negociação feita pelo sindicato com a reitoria. “Imagina como é para o servidor que precisa ir ao banco somente para sacar dinheiro, para comprar um remédio de dor de cabeça, ou ainda que precisa postar uma carta nos correios. É um transtorno, porque são mais que 13 quilômetros para vir até a cidade fazer uma tarefa simples. Esses estabelecimentos estarão no Centro de Convivência, o que será um conforto para quem trabalha na Unidade 2”, avalia Franz Mendes.

Eles destacam que existem alguns casos em que o sindicato interfere a favor do trabalhador, mas que ficam desconhecidos pelos demais sindicalizados. “Muitas vezes atuamos intermediando dificuldades com chefias, com outros colegas de trabalho e até mesmo oferecendo apoio pessoal a técnicos em caso de doença ou luto. Essas ações ficam no anonimato para proteger e resguardar a imagem do servidor a quem beneficiamos. O sindicato tem esse papel, de proteger o servidor que está passando por problemas”, defende Franz Mendes.

Assembleia

A fundação do novo sindicato vai acontecer no dia 10 de junho, no auditório da Unidade 1 da UFGD, às 8 horas. Na assembleia de criação do sindicato será criada uma comissão eleitoral que terá três meses para organizar uma eleição. A coordenação atual seguirá à frente da entidade até a eleição, que deve acontecer em setembro – época em que também ocorreria a eleição para nova coordenação caso ainda houvesse ligação com o SISTA.

A expectativa é de que pelo menos 400 servidores participem desse evento, lotando o auditório da UFGD.

Sair da versão mobile