Início Notícias Capital Estoque em baixa preocupa banco de sangue; Hemocentro fecha amanhã e abre...

Estoque em baixa preocupa banco de sangue; Hemocentro fecha amanhã e abre sexta

0

18/06/2014 09h46 – Atualizado em 18/06/2014 09h46

Dourados Agora

O Hemocentro de Dourados convoca doadores para repor o estoque de todos os tipos de sangue, principalmente A, O e AB de fatores RH positivo.

Em razão do feriado de amanhã, Corpus Christi, o Hemocentro estará fechado, porém sexta-feira estará aberto normalmente, das 7h às 12h. A expectativa é reforçar o banco de hemoderivados para atender à demanda durante o feriadão.

Os interessados em colaborar devem comparecer ao Hemocentro, à Rua Valdomiro de Souza, 295, na Vila Industrial – Próximo do PAM. Mais informações pelos telefones: (67) 3421 – 4192 ou 3424 – 0400.

Capital

Responsável por 50% da coleta de sangue da Hemorrede em Mato Grosso do Sul, o Hemosul de Campo Grande vive momento de baixa no estoque e está em busca de mais doações. A principal ausência é do sangue tipo O+.

Segundo a assessora de imprensa da entidade, Mayra Franceschi, este problema pode estar ligado à interrupção do atendimento na sede do Hemosul que está sendo reformada desde março, e também ao clima festivo por causa da Copa do Mundo que afasta os doadores.

Por este motivo, muitas pessoas que doavam regularmente optaram por não ir aos outros três pontos de coleta nos hospitais Universitário, Regional e Santa Casa.“O banco de sangue está em baixa. Faltam todos os tipos, mas a crise maior fica por conta do tipo O+”, disse Franceschi.

Ela ainda lembra que a captação, que antes era de três mil bolsas de sangue por mês, hoje fica em torno de 1 mil a 1,5 mil, comprometendo o amparo a feridos e doentes que precisam urgentemente de transfusões na Capital e no interior.

Por teste motivo, o Hemosul busca alternativas para recuperar a coleta.Um ônibus que tem capacidade para atender até 50 pessoas por dia percorre bairros de Campo Grande em busca novos doadores. “Também estamos tentando contato com empresas, para que elas estimulem seus funcionários a contribuir”, relatou.

Os pontos de coleta do Hemosulficam na Santa Casa (segunda a sexta-feira das 7h às 17h, e sábados das 7h às 12h), no Hospital Regional (de segunda a sexta-feira das 7h às 12h) e no Hospital Universitário (segunda a sexta-feira das 7h às 12h), além de outras unidades no interior. A distribuição é 24h, inclusive domingos e feriados.

No quinta-feira (19), feriado de Corpus Christi, não haverá expediente, porém, sexta-feira e sábado, apesar do ponto facultativo declarado pelo Governo do Estado, a Hemorrede vai dar continuidade aos atendimentos. O doador precisa atender a uma série de exigências que podem ser facilmente encontradas no menu à esquerda do site www.hemosul.ms.gov.br

Quem pode doar sangue

Para doar sangue é preciso apresentar documento oficial com foto, estar em boas condições de saúde, descansado e alimentado, não estar gripado ou com outra infecção, ter entre 16 e 69 anos de idade e pesar mais de 55 quilos.

O limite para a primeira doação será de 60 anos de idade. Menores de 17 anos de idade, podem ser aceitos com autorização do responsável legal.

Sair da versão mobile