Início Notícias Dourados Dourados vai usar Sisfron contra a criminalidade

Dourados vai usar Sisfron contra a criminalidade

0

26/06/2014 07h47 – Atualizado em 26/06/2014 07h47

Exército pode usar Sisfron para ajudar organismos de segurança de Dourados

General Rui Yutaka Matsuda se reuniu com autoridades e comandantes de organismos de segurança de Dourados para apresentar tecnologias do Sisfron

Leonel Jonas

O comandante da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada – Brigada Guaicurus, general Rui Yutaka Matsuda, se reuniu ontem pela manhã com autoridades políticas, representantes de entidades de classes e comandantes de organismos de segurança de Dourados, para apresentar as tecnologias e materiais do Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras (Sisfron) que podem auxiliar no combate a criminalidade em Dourados.

De acordo com o general, o Sisfron apresenta tecnologias usadas na faixa de fronteira, que podem ser utilizadas dentro do perímetro urbano. O sistema possui um centro de controle dentro do Comando do Exército em Dourados que estaria em comunicação com os demais organismos de segurança da cidade.

“Seria uma forma de interagir com os demais organismos de segurança como a Polícia Civil, Polícia Militar e Guarda Municipal, passando informações que vão contribuir para diminuir a criminalidade em Dourados”, enfatizou o Rui Yutaka Matsuda.

O general explica, que esse foi o primeiro contato que o exército teve com as autoridades em Dourados e que vai estudar agora para viabilizar a parceria. Ele ressalta ainda, que o Sisfron será mais um módulo para garantir a segurança dos douradenses.

“Fiquei muito contente com a resposta que tive da prefeitura, das entidades de classes como Aced (Associação Comercial e Empresarial de Dourados) e OAB/MS (Ordem dos Advogados do Brasil) e dos comandantes da PM, DOF (Departamento de Operações de Fronteira), PMRE ( Polícia Militar Rodoviária Estadual) Guarda Municipal e da Polícia Civil, que estão engajados para colocar o projeto em prática”, enfatizou. A instalação do projeto ainda está em fase de estudos para a implantação em Dourados e novas reunião devem acontecer no próximos dias.

Sisfron

O Sisforn é um Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras desenvolvido pelo Exército, que envolve radares, sistemas de comunicação e veículos aéreos não tripulados. O Sistema é baseado em uma rede de sensores colocados sobre a linha de fronteira, interligada a sistemas de comando e controle, que, por sua vez, estão interligados às unidades operacionais com capacidade de dar resposta, em tempo real, aos problemas detectados.

Guaicurus

Outro assunto debatido no comando da 4ª Brigada foi com relação à segurança na Avenida Guaicurus, que está em processo de duplicação. Franz Maciel Mendes, membro da Comissão da Duplicação da Guaicurus, disse que ações conjuntas de conscientização e fiscalização serão organizadas entre o exército, PMRE, Aced e membros da comissão, que representam a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Uems).

Segundo Franz, nos próximos dias será lançada a campanha ‘sua pressa tem um preço’. “Perde um pouco de tempo é chegar com segurança ao local desejado. Em muitos acidentes registrados nesta via, a falta de conscientização e imprudência são as principais causas”, enfatizou Franz.
Medidas de segurança serão tomadas nos próximos dias, como a instalação de quebra-molas, reforço na sinalização e colocação de obstáculos entre as pistas, como os que já existem na MS-156, entre Dourados e Itaporã”, conclui Franz.

Sair da versão mobile