Início Notícias Vacina é a mais importante medida de saúde pública disponível

Vacina é a mais importante medida de saúde pública disponível

0

20/10/2014 15h26

Vacina é a mais importante medida de saúde pública disponível, diz Ministério da Saúde

O Dia Nacional de Vacinação é lembrado na sexta-feira, 17 de outubro. Para marcar a data, o Ministério da Saúde chama a atenção para a imunização contra doenças como a mais importante medida de saúde pública disponível atualmente no Brasil e no mundo.

O secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, destaca algumas doenças que deixaram de existir graças à vacinação. “Por exemplo, a varíola foi a primeira doença que foi erradicada globalmente por conta da vacinação.

Estamos muito perto de conseguir a eliminação da pólio e todas a outras doenças para as quais nós dispomos de vacinas como o sarampo, a difteria, o tétano reduziram muito no mundo inteiro a sua carga de morbidade e mortalidade”, conta.

Mas, de acordo com o secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa, as ações de imunização contra doenças precisam ser fortalecidas em todo o mundo. Jarbas Barbosa cita o Brasil como referência internacional quando o assunto é vacinação.

“Ainda hoje existem no mundo crianças que não têm acesso às vacinas. No caso do Brasil, o nosso Sistema Único de Saúde garante o acesso a todas as vacinas que são recomendadas pela Organização Mundial de Saúde de forma universal, de forma gratuita.

Isso faz com que o Brasil seja um exemplo para o mundo inteiro e nós esperamos que em cada país do mundo se consiga construir um programa de imunizações semelhante ao Programa Nacional de Imunizações que temos no Brasil”, completa.

Atualmente, o Calendário Nacional de Vacinação oferece por ano cerca de 300 milhões de doses de 14 tipos de vacinas.

Todas são distribuídas em 36 mil salas de imunização em todo o Brasil, beneficiando crianças, jovens, adultos e idosos.
(Agência Saúde)

Sair da versão mobile