Início Notícias Capital Fundação de Cultura democratizou o acesso à arte nos últimos oito anos

Fundação de Cultura democratizou o acesso à arte nos últimos oito anos

0

27/12/2014 10h00

No fim de um ciclo de oito anos, a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul apresenta à população os resultados dos principais projetos executados.

Os números refletem a paixão e o interesse de centenas de servidores públicos, produtores culturais e artistas que fizeram com que todos os 79 municípios do nosso Estado se beneficiassem de nossa rica identidade artística.

As particularidades entendidas pelas nossas atividades ajudam a formar o mosaico cultural de nosso Estado.

“Nossas ações se destacaram pela democratização do acesso aos bens culturais e pela valorização da arte e do patrimônio material e imaterial.

A intensa atividade artística vivida pelo Estado nos últimos anos é motivo de orgulho para os servidores da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul.

Levar a cultura a todas as regiões e comunidades e elevar sua grandiosidade por meio do incentivo às nossas múltiplas linguagens durante este longo período foi mais que uma missão: foi nossa marca”, analisa o presidente da FCMS, Américo Calheiros.

Confira algumas das atividades executadas pela Fundação de Cultura:

Literatura – Mais de 200 títulos de autores sul-mato-grossenses foram publicados pelo Fundo de Investimentos Culturais da Fundação de Cultura. Por meio de nossas ações outros 250 mil livros foram doados para escolas, bibliotecas e instituições culturais.

Programa de Fomento a Bandas e Fanfarras – Foi investido R$ 1,7 milhão na aquisição de 2.509 instrumentos musicais novos que contemplaram 201 corporações de todo o Estado, estimulando a prática da música, fortalecendo o sentimento de coletividade, estimulando o surgimento de novas lideranças e vocações e, principalmente, modificando vidas.

Incentivo – O Fundo de Investimentos Culturais aplicou R$ 11 milhões na produção cultural sul-mato-grossense por meio de 440 projetos, beneficiando diretamente 47 municípios e indiretamente todas as cidades do Estado, dados que comprovam o sucesso do FIC no financiamento cultural nos últimos anos.

Difusão Cultural – Esta área de fomento da Fundação de Cultura também foi extremamente atuante. O Circuito-Sul-Mato-Grossense de Teatro encantou crianças e adultos de 59 municípios do Estado por meio de 235 apresentações, todas gratuitas.

As peças levaram a manifestação teatral a cerca de 80 mil pessoas com pouco ou nenhum acesso a esta bela arte.

O projeto Rota Cine exibiu filmes nacionais para 90 mil pessoas em 36 municípios e distritos. Já o Circuito Dança no Mato contou com 235 coreografias de grupos e artistas solos para 35 mil pessoas em 32 cidades.

Por meio do projeto Som da Concha a Fundação de Cultura realizou 284 shows musicais com jovens músicos e consagrados talentos sul-mato-grossenses para um público de 140 mil pessoas, mobilizando mais de 1.900 artistas, entre instrumentistas, produtores e técnicos de som.

A música também ganhou grande destaque por meio do projeto MS Canta Brasil. Foram 50 apresentações de grandes músicos sul-mato-grossenses e artistas de renome nacional que levaram ao Parque das Nações Indígenas um público de 2,4 milhões de pessoas em todas as edições.

Os Festivais da América do Sul e de Inverno de Bonito também foram sucesso de público. Nas oito edições de cada um realizadas pela nossa gestão na Fundação de Cultura os dois eventos somados contaram com 1 milhão de visitantes.

Museus – Com a realização de 113 mostras de artes que envolveram 638 artistas, o Museu de Arte Contemporânea – Marco – chegou à marca de 32 temporadas de exposições que foram apreciadas por cerca de 80 mil pessoas.

Já o Museu da Imagem e do Som realizou 340 eventos voltados ao fomento e à difusão do audiovisual do Estado que contaram com a participação de 26.370 pessoas nas atividades.

Centro Cultural José Octávio Guizzo – O espaço se estabeleceu como ponto de difusão de todas as artes e chancelou em oito anos 883 iniciativas culturais entre exposições, peças de teatro, apresentações de dança, seminários e palestras, exibição de filmes, oficinas, shows musicais, dentre tantos outros. Todas essas ações artísticas contaram com a participação de 116.300 pessoas.

Artesanato – As peças do Artesanato sul-mato-grossense estiveram presentes em mais de 40 feiras nacionais, levando a arte de mais de mil artesãos do Estado a um público superior a 14,8 milhões de pessoas.

Também por meio das Exposições Temporárias na Casa do Artesão e do projeto Artesania, que visa à capacitação e criação de novos núcleos nos municípios, a arte fabricada em Mato Grosso do Sul manteve o alto padrão e o encantamento reconhecidos.

Cursos e capacitações – A Fundação de Cultura também investiu na capacitação. Foram realizados mais de 200 cursos nas distintas áreas culturais que beneficiaram 7.700 pessoas de todos os municípios do Estado.
(FCMS)

Sair da versão mobile