Início Notícias Dourados 2º Encontro Regional dos Povos Indígenas será de 14 a 18 de...

2º Encontro Regional dos Povos Indígenas será de 14 a 18 de abril

0

12/04/2015 16h50 – Atualizado em 12/04/2015 16h50

2º Encontro Regional dos Povos Indígenas acontece em Dourados de 14 a 18 de abril

Acontece em Dourados de 14 a 18 de abril o 2º Encontro Regional dos Povos Indígenas, realizado pela Ceaid (Coordenadoria Especial de Assuntos Indígenas de Dourados), organismo da Prefeitura, e parceiros. As atividades acontecem na Ceaid (antigo NAM- Núcleo de Atividades Múltiplas) e na Vila Olímpica, ambos na Aldeia Jaguapiru. O tema é “Sustentabilidade, Educação e Direitos Indígenas”.

De acordo com o diretor da Ceaid, Leomar Mariano, de 14 a 17 haverá um seminário com palestras sobre agricultura familiar, com foco na cultura da mandioca, palestra sobre direitos indígenas e oficinas sobre artesanato. Esta atividade acontece na área da coordenadoria. Nesse mesmo local, de 15 a 17, haverá uma Feira Cultural, com exposição de produtos de fabricação indígena.

A abertura oficial do evento acontece no dia 19, às 8h, na Vila Olímpica. A programação de sábado, dia 18, que é esportiva e cultural, destinada à confraternização dos povos indígenas, também será na Vila. Inclui sambo (dança típica com competição), tiro de arco e flecha, arremesso de lança, cabo de força misto e modalidades esportivas de quadra e campo.

Leomar espera uma participação de pelo menos 300 pessoas nas palestras e oficinas do seminário. Já nas atividades esportivas e culturais o público esperado é de 3 mil pessoas durante todo o dia de sábado. São pessoas das aldeias Jaguapiru, Bororó e Panambizinho e também de aldeias dos municípios vizinhos.

Miss e Mister

Na terça-feira, dia 14, tem o concurso ‘Miss e Mister Indígena 2015’, com início às 18h. Será na Vila Olímpica, com a participação de 20 concorrentes, sendo dez meninas e dez meninos. No ano passado, os vencedores foram Cintia Moraes Souza, de 17 anos e Rocleiton Ribeiro Flores, de 19, ambos da etnia terena.

Os parceiros da Prefeitura de Dourados na realização do evento são a Funai, a Prefeitura de Itaporã e o Ministério Público Federal e o Comdam (Conselho Municipal de Meio Ambiente). A Prefeitura atua no evento com várias secretarias.

Sair da versão mobile