Início Notícias Dourados Escoteiro São Jorge comemora data em fazenda-escola

Escoteiro São Jorge comemora data em fazenda-escola

0

28/04/2015 06h56 – Atualizado em 28/04/2015 06h56

Douradosagora

O Grupo Escoteiro São Jorge comemorou, no último final de semana, o Dia Mundial do Escoteiro, com um Acampamento de ‘lobinhos’ (7 a 10 anos), escoteiro (11 a 14 anos) e sênior (15 a 17 anos). A atividade aconteceu na Fazenda Laranja Doce, no município de Douradina, e contou também com o apoio do Corpo de Bombeiros Militar do estado de Mato Grosso do Sul.

O Dia Mundial do Escoteiro foi comemorado no dia 23 de abril por mais de 77 mil escoteiros do Brasil e mais de 40 milhões em todo o mundo, em lembrança de Baden-Powell, fundador do Movimento Escoteiro..

A data, celebrada em diversos países, foi escolhida pelo fundador do Movimento Escoteiro por ser o mesmo dia em que se celebra o Dia de São Jorge, patrono do Escotismo – na época, em 1910, era comum que se escolhessem santos como patronos. Hoje em dia, mesmo sem o caráter de “santo”, Jorge da Capadócia continua sendo referência para os escoteiros.

Baden-Powell justificou a escolha de São Jorge apontando que suas qualidades são as mesmas que se espera encontrar em um escoteiro. Em seu livro “Escotismo para Rapazes”, ele explica: “Esta (referindo-se à lenda do dragão) é exatamente a maneira pela qual um Escoteiro deve enfrentar um perigo ou uma dificuldade, por maior ou mais assustadora que pareça ou por mal equipado que esteja para a luta. Se enfrentar a situação ousada e confiantemente, usando toda a sua força para superá-la, a probabilidade é que se saia bem. O dia de São Jorge é 23 de abril. Nesse dia, todos os bons Escoteiros fazem questão de meditar sobre a Promessa e a Lei Escoteira”.

No Acampamento promovido pelo Grupo Escoteiro São Jorge foram promovidas diversas atividades que objetivaram os jovens a pensar nos seus atos, a trabalhar em equipe, respeitando e colaborando com os seus colegas e também a preservação ambiental. Todas as atividades foram realizadas ao ar livre em contato com a natureza, onde os jovens realizaram diversas trilhas pelas áreas de preservação ambiental existentes na Fazenda Escola da Unigran.

O jovens Sêniores tiveram um desafio ainda maior, como Jorge da Capadócia foram desafiados a acampar, contando apenas com os materiais encontrados na natureza e os poucos recursos que conseguiram carregar em suas mochilas, a proposta para eles era a de desafiarem seus próprios limites e valorizarem o seu trabalho.

O movimento escoteiro é uma organização que visa o desenvolvimento integral de crianças e jovens, incentivando-os a desempenhar um papel relevante na sociedade, exalta e celebra este dia, orgulhando-se em ter uma data para homenagear essas pessoas acreditam e trabalham voluntariamente na construção de um mundo melhor.

Sair da versão mobile