Início Notícias Esportes Jogos do IFMS reúnem mais de 220 estudantes em 10 modalidades

Jogos do IFMS reúnem mais de 220 estudantes em 10 modalidades

0

03/06/2015 08h39 – Atualizado em 03/06/2015 08h39

Douradosagora

A partir desta quarta-feira, 3, será promovida a segunda edição dos Jogos do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (JIFMS). A expectativa é reunir em Campo Grande mais de 220 estudantes para competições em dez modalidades esportivas. O evento é organizado pela Pró-Reitoria de Extensão e Relações Institucionais (Proex).

“Além de contribuir para uma vida saudável, o esporte é um elemento fundamental na formação humana e cidadã. Para nossa comunidade acadêmica, os JIFMS representam um momento de celebrar a integração entre estudantes e servidores dos câmpus”, afirma o pró-reitor de Extensão e Relações Institucionais, Moacir de Souza.

A programação prevê competições de atletismo, basquete, futsal, handebol, natação, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia, judô e xadrez.

Os atletas representam os câmpus Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas, e foram selecionados nas etapas locais da competição.

Participam estudantes de até 19 anos, dos cursos técnicos de nível médio integrado e do ensino superior. A delegação também é composta por três servidores de cada câmpus.

Além de distribuir medalhas e troféus, a competição também é classificatória para a etapa regional dos Jogos dos Institutos Federais (JIF Centro-Oeste), que será realizada em agosto, em Cuiabá.

Preparação

Em cada câmpus do IFMS, a preparação dos atletas já está encerrada. Em Nova Andradina, por exemplo, o período de treinamentos terminou no início da semana. São 26 atletas do câmpus que irão competir em modalidades coletivas (futsal e basquete) e individuais (atletismo, tênis de mesa, judô e natação).

A preparação para a disputa ocorreu por meio do Programa de Desenvolvimento Esportivo, pelo qual são ofertados treinamentos aos estudantes do câmpus. Junto com osJogos Estudantis da unidade (Jifena), promovido no mês passado, o programa serviu para selecionar os representantes de Nova Andradina para a competição.

O professor de Educação Física do câmpus, Tiago Amaral, confia em um bom desempenho da equipe, principalmente no atletismo. “Nas modalidades coletivas perdemos muitos atletas do ano passado para cá. Já para as provas de atletismo, estamos treinando com a mesma equipe desde o encerramento dos JIFMS 2014”, explica.

Nova Andradina terá competidores em 12 provas do atletismo. A preparação foi realizada com treinamentos semanais no Estádio Municipal e no câmpus. No total, a equipe de atletismo é composta por 14 estudantes.

“Eles progrediram bastante, principalmente no aspecto técnico. Muitos chegam aqui achando que atletismo se resume a calçar um tênis e começar a correr, mas diariamente eles começam a perceber que a prática engloba uma série de técnicas e movimentos, que precisam ser repetidos. Quando isso ocorre, o desempenho cresce”, destaca o professor.

O estudante Luiz Cláudio de Lima, do terceiro período do curso técnico em Agropecuária, irá participar das provas de revezamento 4×100m, 800m e 1.500m, além do futsal. Participando do treinamento de atletismo há um ano, ele competiu pela primeira vez no último Jifena.

“Para mim, o atletismo foi uma novidade, pois só o conhecia pela televisão. Nós nos preparamos bem através dos treinamentos. Agora precisamos estar focados, já que uma competição exige um nível de concentração maior”, comenta.

Programação

A abertura oficial do evento será às 19h de quarta-feira, 3, no Câmpus Campo Grande. No dia seguinte, as disputas serão no Centro Olímpico da Vila Nasser. Na sexta-feira e no sábado, 5 e 6, os atletas competem no Poliesportivo do Colégio Dom Bosco. O evento termina no domingo, 7.

A entrada é gratuita e aberta ao público que desejar assistir às competições. Informações podem ser obtidas pelo telefone (67) 3378-9589.

2014

A primeira edição dos Jogos foi realizada em junho do ano passado, no Colégio Militar, em Campo Grande. No total, 236 estudantes de sete câmpus disputaram oito modalidades esportivas. Foram distribuídas 133 medalhas e troféus.

A competição selecionou os representes do IFMS para a etapa regional, realizada no mês de agosto, em Goiânia (GO). Os 97 estudantes que compuseram a delegação conquistaram 43 medalhas. Já na etapa nacional, disputada em setembro no Rio Grande do Norte, o IFMS foi premiado com 12 medalhas.

Sair da versão mobile